7 vantagens do uso de ferramentas colaborativas em sua empresa » Blog BraZip Tecnologia | Softwares e Soluções Web
7 vantagens do uso de ferramentas colaborativas em sua empresa

Diante de um mercado cada vez competitivo e conectado, cabe às empresas encontrar soluções que assegurem processos mais enxutos e seguros, bem como equipes mais integradas e produtivas. Neste sentido, já é possível contar com ferramentas colaborativas, que facilitam e aprimoram a gestão corporativa, permitindo assim maior agilidade, eficiência e qualidade nas entregas, bem como um sistema para tomada de decisões, baseado em fatos e indicadores.

Conheça agora algumas vantagens do uso destas ferramentas colaborativas.

Otimização da comunicação interna

Por meio de um software de gestão da informação é possível melhorar significativamente a comunicação interna da empresa. As redes sociais corporativas são recursos bastante úteis e podem substituir os aplicativos mais populares, de modo a reduzir também a perda de produtividade com assuntos não relacionados aos negócios. Além disso, o recurso permite a criação de salas de reunião online e a conversa em tempo real com os colaboradores, em ambiente reservado. Profissionais que atuam em outros escritórios, filiais ou em home office podem ser conectados facilmente. Assim, todos recebem informações, orientações e direcionamentos, de maneira simples e rápida, alinhando prioridades, esclarecendo dúvidas e solucionando problemas.

Integração entre empresa, fornecedores, parceiros e clientes

O software de gestão de informação também é capaz de melhorar a comunicação entre a empresa, fornecedores, parceiros e clientes, estreitando os relacionamentos e aprimorando os processos internos. Os contatos são facilitados, o que impacta diretamente na qualidade do atendimento, nos níveis de satisfação e de confiança entre as partes.

Reorganização de processos com foco em produtividade

Outro aspecto importante é a utilização do software para reorganizar e padronizar os processos, além de documentar e centralizar todas essas informações. Desta forma, é possível avaliar as atividades, buscar sinergias e identificar pontos de melhoria, eliminando retrabalhos, tarefas em duplicidade, relatórios e controles desnecessários. O importante é manter o foco na produtividade, através de soluções tecnológicas capazes de facilitar a operação.

Gestão do conhecimento

Uma preocupação comum ao mundo corporativo, é a gestão do conhecimento, pois esse conceito engloba todo o know-how e a competência da empresa, por isso, demanda cuidado e atenção. Através do software, também é possível centralizar documentos corporativos, além de compartilhar os arquivos com as equipes e outras organizações, interna e externamente, de forma segura. Além disso, mantém os registros e facilita as buscas e atualizações necessárias. Enviar e receber dados passa a ser uma prática simples, eliminando a chance de perda de documentos.

Redução de custos e desperdícios

Com a otimização dos processos e da comunicação interna, há também uma sensível redução de custos, que envolve telefonemas e deslocamento de colaboradores entre escritórios, por exemplo, e também de desperdícios, em especial, de tempo e recursos humanos, que devem estar direcionados a realização de atividades realmente importantes para a empresa.

Gerenciamento de tarefas

O gerenciamento ativo das tarefas pode ser conseguido por meio do mesmo software, uma vez que a ferramenta permite delegar tarefas, controlar pendências por projeto, estabelecer níveis de prioridade, acompanhar prazos de execução e entregas, e ainda organizar atividades diárias. Desta forma, é possível ter uma visão mais ampla das demandas e da performance das equipes.

Relatórios inteligentes

Uma das vantagens do uso de ferramentas colaborativas é o acesso a relatórios inteligentes e integrados, que permitem uma tomada de decisões mais assertiva. Através de gráficos, dados quantitativos e qualitativos, é possível monitorar a produtividade dos colaboradores, atendimentos telefônicos, horas gastas por projeto, índice de satisfação dos clientes, além de diversos outros dados gerenciais.

Sua empresa já utiliza ferramentas colaborativas? Compartilhe conosco sua experiência! Assine a nossa newsletter e fique por dentro de novidades para a gestão do seu negócio.

Leia também

Você já ouviu falar em Gerenciamento do Conhecimento?



Ebook Grátis: 15 motivos para adotar ferramentas tecnológicas de colaboração

FacebookLinkedInGoogle+TwitterEmailWhatsApp

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,