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Veja os principais problemas na comunicação interna da sua empresa

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Veja os principais problemas na comunicação interna da sua empresa

7 abr , 2016  

A falta de uma boa comunicação interna é um dos fatores que podem prejudicar muito uma empresa. Essa é uma armadilha bastante sutil, pois pode começar nas pequenas coisas até se espalhar pelo negócio como um todo e afetar as decisões mais importantes. Alguns dos problemas que fazem com que a comunicação interna seja prejudicada são, na verdade, coisas bem comuns. Por isso, é preciso ter atenção redobrada.

Veja quais são eles, algumas das possíveis causas e como lidar com elas no post de hoje.

Barreiras culturais

As barreiras culturais podem facilmente tornar a comunicação mais difícil. Fatores como classe social, valores individuais, perfil profissional e uma série de outras coisas determina como cada pessoa se relaciona com os colegas e pode interferir nas informações e ideias que compartilha com eles.

A solução: um bom líder

Para resolver esse problema, o papel do líder é fundamental. Ele deve ser o elo entre todos os membros da equipe e fazer com que percebam a necessidade de se comunicar bem para ter sucesso em qualquer iniciativa.

Conflitos de personalidade

Outro problema muito comum são os conflitos de personalidade. Alguns são mais extrovertidos, outros, mais reservados; alguns dizem o que pensam enquanto outros guardam para si. Essa mescla de perfis pode causar estranheza em certos momentos, mas não pode, de forma alguma, interferir na comunicação.

A solução: ferramentas eficazes

Uma boa maneira de diminuir isso seria introduzir ferramentas eficazes de comunicação. Esse tipo de solução tira o foco da pessoa que está transmitindo a mensagem e o coloca todo na informação sendo compartilhada, o que faz com que esses conflitos dificilmente ocorram.

Tecnologia ultrapassada

As ferramentas de comunicação que citamos envolvem o uso de tecnologia, mas, se não forem bem escolhidas estas podem representar mais um problema. Muitas empresas enfrentam grandes dificuldades pois usam soluções muito complicadas, confusas ou ultrapassadas.

A solução: um sistema de gestão eficiente

Invista no uso de sistemas de gestão que facilitem a troca de informações internamente, de modo que elas possam ser bem usadas no sucesso da empresa, sempre com segurança e privacidade.

Falta de feedback

A falta de feedback — ou seja, a falta de retorno sobre o que está sendo feito —, também dificulta muito o bom andamento dos projetos, pois deixa todo mundo “no escuro” no que diz respeito aos problemas enfrentados e aos pontos a melhorar, quanto do trabalho já foi realizado, entre outras coisas.

A solução: mudar a cultura

Sendo assim, como resolver esse problema? Torne o feedback uma parte importante do processo de trabalho e se certifique de que essa etapa seja sempre respeitada. Com isso, conversar sobre o trabalho em andamento se tornará algo automático e trará muitos benefícios à comunicação interna da empresa.

As causas para a falta de uma boa comunicação interna não são coisa de outro mundo, apenas situações do dia a dia que, se passarem despercebidas, podem causar um grande estrago ao desempenho do negócio. Assim, agora que já identificamos cada uma dessas causas e suas respectivas soluções, basta você colocá-las em prática para não correr nenhum risco.

Você já enfrentou problemas com a comunicação interna? Como lidou com eles, e como faria isso depois de ler esse artigo? Deixe seu comentário!



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