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A falta de uma boa comunicação interna é um dos fatores que podem prejudicar muito uma empresa. Essa é uma armadilha bastante sutil, pois pode começar nas pequenas coisas até se espalhar pelo negócio como um todo e afetar as decisões mais importantes. Alguns dos problemas que fazem com que a comunicação interna seja prejudicada são, na verdade, coisas bem comuns. Por isso, é preciso ter atenção redobrada.
Veja quais são eles, algumas das possíveis causas e como lidar com elas no post de hoje.
As barreiras culturais podem facilmente tornar a comunicação mais difícil. Fatores como classe social, valores individuais, perfil profissional e uma série de outras coisas determina como cada pessoa se relaciona com os colegas e pode interferir nas informações e ideias que compartilha com eles.
Para resolver esse problema, o papel do líder é fundamental. Ele deve ser o elo entre todos os membros da equipe e fazer com que percebam a necessidade de se comunicar bem para ter sucesso em qualquer iniciativa.
Outro problema muito comum são os conflitos de personalidade. Alguns são mais extrovertidos, outros, mais reservados; alguns dizem o que pensam enquanto outros guardam para si. Essa mescla de perfis pode causar estranheza em certos momentos, mas não pode, de forma alguma, interferir na comunicação.
Uma boa maneira de diminuir isso seria introduzir ferramentas eficazes de comunicação. Esse tipo de solução tira o foco da pessoa que está transmitindo a mensagem e o coloca todo na informação sendo compartilhada, o que faz com que esses conflitos dificilmente ocorram.
As ferramentas de comunicação que citamos envolvem o uso de tecnologia, mas, se não forem bem escolhidas estas podem representar mais um problema. Muitas empresas enfrentam grandes dificuldades pois usam soluções muito complicadas, confusas ou ultrapassadas.
Invista no uso de sistemas de gestão que facilitem a troca de informações internamente, de modo que elas possam ser bem usadas no sucesso da empresa, sempre com segurança e privacidade.
A falta de feedback — ou seja, a falta de retorno sobre o que está sendo feito —, também dificulta muito o bom andamento dos projetos, pois deixa todo mundo “no escuro” no que diz respeito aos problemas enfrentados e aos pontos a melhorar, quanto do trabalho já foi realizado, entre outras coisas.
Sendo assim, como resolver esse problema? Torne o feedback uma parte importante do processo de trabalho e se certifique de que essa etapa seja sempre respeitada. Com isso, conversar sobre o trabalho em andamento se tornará algo automático e trará muitos benefícios à comunicação interna da empresa.
As causas para a falta de uma boa comunicação interna não são coisa de outro mundo, apenas situações do dia a dia que, se passarem despercebidas, podem causar um grande estrago ao desempenho do negócio. Assim, agora que já identificamos cada uma dessas causas e suas respectivas soluções, basta você colocá-las em prática para não correr nenhum risco.
Você já enfrentou problemas com a comunicação interna? Como lidou com eles, e como faria isso depois de ler esse artigo? Deixe seu comentário!
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