4 práticas para evitar problemas no Help Desk » Blog BraZip Tecnologia | Softwares e Soluções Web
4 praticas para evitar problemas no help desk2

Com o avanço da tecnologia o departamento de T.I. tem ganhado cada vez mais funções. Com isso, a necessidade de se resolver os problemas dos usuários de forma rápida se tornou imprescindível.

Para que haja uma resolução de problemas organizada e que garanta a satisfação do seu cliente, a necessidade da implantação e manutenção de um bom help desk pode fazer a diferença. Para você que está buscando implantar ou aperfeiçoar o seu sistema e evitar problemas no seu help desk, nós preparamos um artigo especial. Veja o que não fazer no help desk!

Não disponibilizar canais de atendimento

A facilidade com que o cliente conseguirá abrir um chamado para resolução do problema é um dos primeiros fatores que será avaliado por ele. Um cliente que consegue abrir um chamado sem muita burocracia estará muito mais aberto a te ajudar a resolver o problema. Portanto, disponibilize a maior quantidade de canais de atendimento possíveis para o cliente – e-mail, telefone, mensagem, internet, etc – e a condução do problema se tornará muito mais fácil.

Além disso, quanto maior o número de canais de atendimento, menor a necessidade de se fazer o atendimento in loco. O que tornaria o atendimento demasiadamente lento e custoso.

Não ganhar a confiança do cliente

Quando um cliente abre um chamado, o que ele está esperando é que seu problema seja resolvido no menor tempo possível. No entanto, alguns problemas demandarão mais tempo para serem resolvidos dada a sua complexidade. O que o atendente deve fazer é ter sinceridade com o cliente para poder gerar confiança. Se o problema apenas será resolvido em cinco dias deixe o cliente ciente disso. Passar prazos que não poderão ser cumpridos apenas deixarão o cliente com raiva e eliminará toda confiança que ele depositou em você.

Agora, se você não é a pessoa competente para resolver o problema, também deixe o cliente ciente, agindo de forma cortês e repassando diretamente à pessoa responsável.

Não superar as expectativas

A necessidade básica do cliente ao abrir um chamado é que seu problema seja resolvido. Porém, não é apenas a resolução do problema que o cliente avalia ao necessitar de ajuda. O cliente também estará avaliando o tempo para atendimento, o tempo para resolução do problema e principalmente a qualidade do atendimento.

Disponibilizar um atendimento que apenas resolva os problemas não é mais suficiente para um público cada vez mais exigente. Portanto, trate o cliente sempre com cordialidade. Não espere que ele entenda termos técnicos ou te ajude a resolver o problema. Resolver o problema é função do atendente e este deve fazer isso sempre com a maior empatia possível.

Não minimizar seus chamados

O help desk é uma ferramenta importantíssima dentro de uma empresa, mas ele só existe para que o cliente resolva algum problema atual. Esse problema pode advir tanto de uma falha no sistema quanto por falta de informação do seu cliente. De qualquer forma houve uma falha, ou de informação ou operacional, e esta deve ser corrigida para que esse problema não venha a ocorrer com outro cliente. Por isso, o registro de todas as chamadas abertas no help desk é importantíssimo, pois assim a empresa pode constantemente se reorganizar para que os problemas sejam menos frequentes e consequentemente o número de chamadas abertas diminua.

O help desk, ferramenta importantíssima para qualquer empresa e principalmente para o Departamento de T.I., deve estar em constante aperfeiçoamento. Pois só assim é possível resolver o problema do cliente gerando confiança e atendendo de maneira satisfatória.

E aí, viu a importância de um bom help desk? Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Quer saber mais sobre o mySuite?

Se precisar de ajuda, entre em contato com nossos consultores:

  • Telefones:
    São Paulo . SP – (11) 3090.7457
    Juiz de Fora . MG – (32) 3216.7365
  • Chat / Atendimento Online:
    clique aqui para entrar no site



Ebook Grátis: Manual de Atendimento ao Cliente BraZip

FacebookLinkedInGoogle+TwitterEmailWhatsApp

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,