O papel do profissional de Recursos Humanos na estratégia da empresa » Blog BraZip Tecnologia | Softwares e Soluções Web
O papel do profissional de Recursos Humanos na estratégia da empresa

Comunicação Interna,Dicas,Endomarketing,Gestão de Pessoas,Recursos Humanos

O papel do profissional de Recursos Humanos na estratégia da empresa

7 out , 2014  

O RH deve ficar próximo dos colaboradores

O crescimento da economia impulsiona empresas a buscarem profissionais mais preparados. O trabalho de reconhecer os profissionais preparados para assumir funções na empresa, transmitir valores, treinar e manter os profissionais motivados é realizado pelo departamento de Recursos Humanos.

O departamento de RH deve ser aberto e acolhedor às ideias e necessidades dos colaboradores. A proximidade com os outros departamentos facilita o relacionamento com os membros da empresa e permite conhecer melhor a organização.

O profissional de RH tem o papel de disseminar a cultura, missão e valores da empresa. O objetivo é alinhar as políticas de Recursos Humanos com a estratégia da organização. No cronograma de ações do departamento deverá ter espaço para o feedback. Todos os colaboradores devem receber retorno dos questionamentos, opiniões e ideias enviadas ao setor.

É importante que o setor de RH estabeleça um cronograma de visitas aos demais setores da empresa. Essa atividade ajudará a conhecer melhor os colaboradores, suas funções e setores. A área de RH deve ser conhecida em toda a empresa. Ouvir os funcionários também é atividade importante. Eles têm boas ideias que, aproveitadas, contribuem para maior desenvolvimento da organização e engajamento dos funcionários.

Para facilitar o acesso ao RH a demais setores, algumas empresas estão adotando software de comunicação corporativa, vista a sua importância para o desenvolvimento. A ferramenta pode facilitar o acesso à informação e fomentar a troca de ideias e opiniões, realizar reuniões, agendar treinamentos e ainda colabora com a disseminação de conhecimento dentro da organização.

Veja algumas funções importantes do setor de RH:

  • Recrutamento e seleção
  • Treinamento, desenvolvimento e capacitação
  • Administração de pessoal
  • Definição de cargos e salários
  • Avaliação de desempenho
  • Manter a motivação da equipe
  • Orientação dos colaboradores
  • Participação nos eventos da empresa

O RH precisa assumir um papel estratégico dentro das organizações, dando sustentação às estratégias da empresa, na gestão do seu principal recurso: as pessoas.



Ebook Grátis: 15 motivos para adotar ferramentas tecnológicas de colaboração



software BraZip mySuite

FacebookLinkedInGoogle+TwitterEmailWhatsApp

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,