Conheça alguns mitos e verdades sobre a gestão da produtividade » Blog BraZip Tecnologia | Softwares e Soluções Web
Conheça alguns mitos e verdades sobre a gestão da produtividade

Em um mercado cada vez mais competitivo, a gestão da produtividade se tornou uma obrigação para todas as empresas. Processos e equipes eficientes são capazes de garantir o crescimento e o sucesso dos negócios, evitando desperdícios de recursos, retrabalhos, perdas e atrasos. Porém, no mundo corporativo, é possível encontrar algumas interpretações equivocadas sobre o que é ser produtivo.

Empresários e gestores precisam compreender quais os mitos e verdades sobre gestão da produtividade, a fim otimizar verdadeiramente as suas próprias rotinas, bem como as de seus colaboradores.

Mitos e verdades sobre a gestão da produtividade

“Ser produtivo é estar sempre ocupado”

MITO. Um profissional que está sempre ocupado, tomado por centenas de atividades, não é necessariamente produtivo. É mais interessante a dedicação a algumas tarefas, com foco e empenho, para que sejam, de fato, bem-feitas, do que tentar realizar uma infinidade de tarefas, com baixa qualidade. É essencial priorizar os assuntos mais relevantes, estabelecer uma ordem de ação e atuar com concentração em cada objetivo.

“Produtividade depende também de padronização e método”

VERDADE. Processos eficientes precisam de padronização e método. Desta forma, é possível estabelecer procedimentos, formas de trabalho, sequência de atividades, sempre da maneira mais produtiva e ágil. Vale ressaltar que a padronização não pode ser um limitador ao pensamento criativo. Os padrões devem ser reavaliados com frequência, na intenção de aprimorar as práticas e ganhar produtividade.

“Trabalhar constantemente sob pressão aumenta a produtividade”

MITO. Poucos profissionais são mais produtivos sob pressão. Nestes casos, o equilíbrio emocional é extremamente exigido, o estresse, a ansiedade e os conflitos surgem com mais força e causam prejuízos aos projetos e as relações.

“A produtividade é influenciada por fatores externos”

VERDADE. Distrações causam uma sensível redução na produtividade do profissional e das equipes. Assim, o acesso à internet, as redes sociais e ao telefone deve ser administrado corretamente, bem como conversas paralelas, que colaboram para a perda do foco e da atenção.

“E-mails são a melhor forma de colaboração”

MITO. Apesar de serem ótimas ferramentas para comunicação, os e-mails não são a melhor forma de colaboração corporativa. O contato pessoal é muito mais produtivo, tanto para esclarecer dúvidas e alinhar ações, como para reforçar a interação entre os colaboradores, a troca de ideias e experiências e a construção de parcerias. É interessante utilizar os e-mails para envio de dados e arquivos, mas esta não deve ser a única forma de participação e conexão entre os profissionais.

“Conhecimento favorece a produtividade”

VERDADE. Profissionais qualificados e atualizados são mais produtivos. Por isso, é importante investir em treinamento e desenvolvimento. Conteúdos técnicos e também comportamentais são fundamentais, no sentido de tornar as equipes mais completas e prontas para enfrentar os desafios futuros.

“Ser multitarefa ajuda a produzir mais”

MITO. Muitas vezes, tentar realizar várias atividades ao mesmo tempo só causa atrasos e retrabalhos. Na verdade, alternar demandas e tarefas pode ser um grande desperdício de energia.

“Delegação assertiva aumenta a produtividade da equipe”

VERDADE. A delegação de autoridade e responsabilidades favorece muito a produtividade das equipes. A descentralização do poder permite uma desburocratização dos processos e, assim, é possível ganhar agilidade e qualidade.

“Reuniões são o mesmo que trabalho”

MITO. Reuniões são importantes meios para discussão de projetos, planejamento de ações e principalmente, para compartilhamento de informações. Mas jamais devem se tornar estéreis ou inúteis, apenas como parte da agenda diária dos colaboradores. É essencial cuidar para que as reuniões sejam rápidas, estruturadas e produtivas.

“A tecnologia pode ser aliada da produtividade”

VERDADE. A tecnologia pode colaborar muito com a produtividade individual e coletiva. Soluções tecnológicas, sistemas e softwares de gestão, aplicativos para comunicação interna e externa, ferramentas para contato e atendimento a clientes, recursos para administração de tarefas, são alguns exemplos de alternativas capazes de facilitar as rotinas de trabalho e produzir melhores resultados.

E então, tem algum mito ou alguma verdade a acrescentar a essa lista? Deixe um comentário e participe da conversa!

FacebookLinkedInGoogle+TwitterEmailWhatsApp



software BraZip mySuite

FacebookLinkedInGoogle+TwitterEmailWhatsApp

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,