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O serviço de atendimento ao consumidor é um dos principais desafios de empresas e comércios eletrônicos. Esses empreendimentos precisam criar métodos para atender as expectativas e dialogar com consumidores de diferentes perfis — desde os habituados ao telefone até aqueles que já fazem parte da era digital e preferem se comunicar por e-mail, Help Desk ou chats em tempo real. Se a sua empresa ainda não investe em estratégias para melhorar o atendimento online, confira a seguir 4 métricas em que você precisa prestar atenção!
Um dos principais fatores de reclamações e desistência dos consumidores para efetuar uma compra ou adquirir um serviço é o tempo de espera pelo atendimento online — principalmente quando ele precisa resolver um problema ou obter uma informação. É importante que a sua empresa avalie horários e períodos em que a taxa de atendimento aumenta e qual é o índice de abandono dos clientes. A partir daí, comece a criar estratégias, investir em recursos ou aumentar a equipe, para minimizar o tempo de espera por atendimento.
Se um cliente é redirecionado diversas vezes para outros setores ou não tem suas dúvidas e reclamações sanadas durante o atendimento, há uma chance grande de que ele nunca volte a procurar a sua empresa. Além de investir em colaboradores qualificados, uma dica é segmentar os seus canais. Por exemplo, os chats online ou FAQ podem resolver dúvidas frequentes, enquanto o e-mail ou telefone podem ser utilizados para questões mais críticas ou técnicas. Essa estratégia ajuda a satisfazer o cliente e também a diminuir o tempo de espera e de atendimento.
Quando um cliente precisa responder dezenas de informações até que o seu real objetivo seja alcançado, é muito provável que ele abandone o atendimento. Por isso, mantenha salvo um histórico atualizado e o compartilhe entre todos os setores da sua empresa, com informações pessoais e dados de compras ou outros serviços.
Também é importante ter informações sobre quantas vezes um cliente já contatou o departamento de atendimento, quais foram as suas dúvidas, quem interagiu com ele, dentre outros dados. Essa é uma forma de tornar o atendimento mais prático e mostrar ao consumidor que você o conhece e se preocupa com ele.
Essa é a métrica mais importante para o atendimento online da sua empresa. Um dos principais anseios de quem adquire um produto ou serviço é ter uma comunicação humanizada e respostas eficazes para os seus problemas e dúvidas. Quando uma empresa ignora o momento pós-venda ela pode criar uma reputação negativa, que se espalha facilmente. Não trate o atendimento online ao cliente como um diferencial, e sim como uma obrigação de cumprir o que foi prometido a ele na hora da venda.
Seguir todas as métricas anteriores sem ter uma boa ferramenta para gestão e atendimento ao cliente dificultará o aumento das taxas de conversão. Assim, invista em um produto que consiga otimizar as tarefas e garantir a qualidade da comunicação com o consumidor, além de agilizar processos e armazenar as informações de cada um de forma segura.
Acompanhar indicadores e métricas de atendimento online é importante não apenas para melhorar a sua qualidade, mas também para reunir informações relevantes que podem ser transformadas em estratégias operacionais e de gestão, ações de marketing ou vendas em outros setores da sua empresa.
Qual dessas métricas você considera a mais importante para a qualidade de atendimento? Se você se preocupa em deixar o seu atendimento online cada vez melhor, baixe o nosso e-book “Manual de boas práticas para o atendimento ao cliente” e eleve o potencial do seu negócio!
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