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A comunicação é o que move qualquer tipo de negócio no mundo, se tornando imprescindível para atingir seus objetivos estratégicos. Por causa desta necessidade, os meios de comunicação foram evoluindo pelas décadas e o marketing foi se adaptando a essas novas formas de se comunicar.
Com a chegada da televisão, a publicidade viu uma oportunidade muito grande de falar com o maior número possível de pessoas, mas foi com o advento da internet que os vendedores e os empresários puderam conhecer verdadeiramente seus clientes.
O e-mail é o veículo de comunicação que possibilita o diálogo e a interação. Levando em conta esses fatores, foi criado o e-mail marketing, uma ferramenta que facilita a vida de quem precisa vender e também de quem deseja comprar.
No entanto, você precisa saber como usar esta ferramenta tão importante para obter melhores resultados. Entenda porque é interessante apostar em e-mail marketing.
Ao aplicar o e-mail marketing, a cada envio de mensagens, é possível saber quantas pessoas abriram o e-mail e destas, quantas leram o conteúdo.
Com o e-mail marketing, é possível fazer com que seu cliente se sinta único. Por isso, é necessário estabelecer comunicação direta com cada indivíduo. Enviar e-mails para determinados grupos de clientes de acordo com o perfil de cada pessoa é uma boa prática para evitar mensagens sem sentido, que seriam facilmente descartadas, ou pior, marcadas como spam.
Outro fato importante é que o Facebook gera, em média, apenas 1% de alcance orgânico de uma página, enquanto o e-mail rende um alcance de 7% das pessoas de sua lista. Essa porcentagem vai aumentando de acordo com a sua capacidade de falar com o público da maneira correta.
Além de todas estas vantagens, o e-mail marketing é uma ferramenta de divulgação sem custos. Mas como utilizá-lo da melhor maneira possível? Basta seguir os três passos seguintes.
Muitos empresários caem no erro de comprar uma lista de e-mails para mandar mensagens genéricas. O problema é que, praticamente, todas as pessoas que recebem esse tipo de mensagens as acham desagradáveis e as marcam como spam.
O mais indicado a se fazer é construir uma lista de e-mail, devagar, passo a passo. Não é um processo fácil, mas é muito importante, já que e-mail marketing não é uma questão de quantidade, é de qualidade.
Para conseguir e-mails, você pode oferecer descontos para seus clientes em troca de um cadastro que pedirá o e-mail deles. Outra estratégia usada por empresas para conseguir e-mails é colocar no site um convite pedindo para que o cliente se cadastre em troca também de descontos ou prêmios.
Dessa forma, com cadastros, você terá os dados pessoais dos clientes, podendo assim classificá-los em grupos e, a partir daí, fica mais fácil enviar e-mails diretos para cada tipo de pessoa.
Não fale apenas de promoções. Forneça conteúdo para o seu cliente, para que seu e-mail seja rico de informações relevantes.
Se sua empresa vender livros, por exemplo, você pode enviar dicas de leitura ou contar brevemente o roteiro de um livro que está na promoção. Se trabalha com carros, você pode enviar notícias sobre o mundo automobilístico.
Tudo isso sempre fazendo um link para a venda de seu produto ou do seu serviço.
Não repita mensagens com frequência e não mande mensagens sem conteúdo ou sem algo de atrativo para o cliente.
Não mande mensagens promocionais genéricas a todo o momento.
Quanto mais segmentado e direcionado for o seu e-mail, mais eficiente ele será. Mas, para isso, você precisa conhecer os diferentes grupos de clientes que você possui, podendo, assim, criar estratégias para direcionar as mensagens.
E você? Utiliza ou já utilizou o e-mail marketing? Quer acrescentar mais alguma coisa? Compartilha com a gente nos comentários!
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