O guia definitivo para criar uma Newsletter de sucesso » Blog BraZip Tecnologia | Softwares e Soluções Web
O Guia definitivo para criar uma Newsletter de sucesso

Criar uma newsletter de sucesso é um passo muito importante para a estratégia de marketing digital de uma empresa. Ao contrário do que muitos pensam, essa ferramenta tem uma grande capacidade de conversão, mas, para atingir esse resultado, é preciso seguir algumas boas práticas.

Desde a maneira como construímos nossa lista de contatos até o design, são muitos os detalhes que garantem o sucesso de uma newsletter. Continue lendo esse artigo para entender melhor o que fazer — e o que não fazer — para ser bem-sucedido nessa missão!

Criando a sua lista de e-mails

O primeiro passo — e talvez o mais importante — é a maneira como você construirá a sua lista de e-mails. Jamais, em hipótese alguma, compre uma lista de contatos pronta. Isso porque o sucesso da sua newsletter depende da intenção da lead em receber os seus e-mails.

Quando uma pessoa assina uma newsletter, seja no seu blog, em um hotsite, em um app do Facebook ou por meio de qualquer outro canal, ela está autorizando que sua marca entre em contato. Ela demonstra que tem interesse no produto ou serviço que a sua empresa oferece. Por outro lado, uma lista comprada é invasiva e certamente contribuirá de maneira negativa para a sua estratégia.

Como aumentar a minha lista de e-mails?

O melhor caminho para aumentar sua lista de e-mails é produzir bons conteúdos de conversão (como ebooks, webinars e podcasts), divulgá-los bem em redes sociais e fóruns especializados para conquistar cada um dos contatos. É indicado que você utilize uma Landing Page para isso.

Apesar de ser muito mais trabalhoso que comprar uma lista, ao trabalhar para criar uma própria você está gerando uma base sólida e confiável para a sua estratégia. Além disso, uma lista própria será muito mais simples de segmentar e trabalhar newsletters para públicos específicos. Mas como fazer isso?

Segmentação e Long Tail

Enviar o conteúdo certo, no momento propício e para a pessoa exata é a chave para converter com suas newsletters. Agora que sua empresa já tem uma lista própria, é hora de investir tempo e trabalho na segmentação desses contatos. Você pode fazer isso por dados demográficos (idade, sexo, localização geográfica etc.) ou com base nos conteúdos que converteram cada visitante em lead.

No caso dos dados demográficos a divisão é mais simples e é importante que você prepare um conteúdo específico para cada segmento. Já a divisão por conteúdo de conversão é mais precisa, pois baseia-se no interesse específico da lead. Ofereça outros conteúdos mais aprofundados sobre o tema e encaminhe sua lead pelo Funil de Vendas, rumo à conversão!

Dicas práticas para uma boa Newsletter

Separamos algumas dicas práticas para você adotar na hora de criar sua Newsletter. Lembre-se de preparar bem a base da estratégia, com as dicas acima!

Design

Aposte em peças leves e responsivas (muita gente vai abrir seu e-mail no trânsito, no celular e pelo 3g). Utilize um design sóbrio e simples. Evite poluição visual!

Conteúdo

Newsletters não são apenas para venda: crie um diálogo com suas leads e incentive respostas. Lembre-se de que elas pediram para receber seu conteúdo, portanto, não desperdice essa oportunidade!

Mensuração

Uma característica importante das newsletters é a mensuração de resultados. Controle taxas como as de abertura de e-mail, de cliques e rejeição. Flexibilize sua estratégia e seus conteúdos com base nesses números.

Se a sua empresa seguir essas dicas para criar uma Newsletter, certamente em breve verá bons resultados. Mas não se esqueça de que um bom atendimento também é fundamental para melhoras os resultados! Por isso, confira nosso Manual de boas práticas para o Atendimento ao Cliente.



Ebook Grátis: A Importância do email para uma estratégia de marketing digital

FacebookLinkedInGoogle+TwitterEmailWhatsApp

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,