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Como funciona uma rede social corporativa

A comunicação interna entre colaboradores ainda é um dos maiores desafios encontrados pelos gestores de empresas. Manter as equipes atualizadas e integradas tem exigido cada vez mais criatividade, empenho e inovação. Vários fatores interferem diretamente neste processo, tais como o aumento no número de profissionais, a rotatividade, a distância física e até mesmo, a falta de engajamento, tornando-o mais complexo e dinâmico.

Para assegurar a troca de informações diárias, é preciso buscar soluções tecnológicas que facilitem o contato, agilizem as tarefas, aumentem a colaboração interna e consequentemente, a produtividade dos times.

Dentre essas soluções, o e-mail foi a ferramenta mais utilizada durante muito tempo, porém, o uso excessivo deste recurso pode ter efeito contrário, piorando o fluxo de informações, de modo que dados importantes não cheguem corretamente ao público alvo. Assim, as redes sociais corporativas começaram a ganhar espaço nas estratégias de comunicação interna, pois são mais completas e oferecem uma série de possibilidades interessantes.

O que são e como funcionam as redes sociais corporativas?

Em uma plataforma online, as redes sociais corporativas reúnem colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros do negócio. Em algumas situações, podem ser restritas apenas as equipes, sem a necessidade de expandir o acesso a terceiros. O formato depende das características e necessidades da própria empresa. Na verdade, trata-se de um novo modelo de comunicação, que vem complementar a lista das ferramentas utilizadas atualmente, como intranets e o próprio e-mail, visando otimizar a gestão e também, o sistema de tomada de decisões.

O que pode ser feito através de uma rede social corporativa?

Conheça algumas atividades que podem ser simplificadas através do uso das redes sociais corporativas.

Conversas pontuais

Os comunicadores internos, semelhantes aos aplicativos mais conhecidos, permitem a troca de mensagens entre colaboradores, de forma imediata e prática. Assim, é possível manter conversas online com profissionais que atuam em outros escritórios ou em home office, por exemplo. Clientes, fornecedores e parceiros podem ser conectados facilmente, propiciando mais velocidade e qualidade aos processos e ao atendimento.

Reuniões e fóruns de discussão

Também é possível criar salas de reunião online e promover fóruns de discussão, com vários colaboradores, sem que haja a necessidade de qualquer deslocamento. Desta forma, fica mais fácil acompanhar os projetos em andamentos, alinhar informações, esclarecer dúvidas, definir prioridades e direcionar os recursos disponíveis.

Compartilhamento seguro de arquivos e documentos corporativos

Por meio das redes sociais corporativas, todos podem armazenar e compartilhar normas, políticas, arquivos e documentos com segurança, sem o risco de perda ou extravio das informações. E ainda permite a busca, a consulta e a atualização destes documentos, sempre que necessário, de maneira simples e rápida.

Padronização de processos

Com uma plataforma estruturada, os processos internos podem ser padronizados e reorganizados, eliminado tarefas desnecessárias ou em duplicidade, e gerando relatórios mais inteligentes e completos, que auxiliam a gestão corporativa.

Gerenciador de tarefas

As redes sociais corporativas também permitem o gerenciamento de tarefas em tempo real. Com esse recurso, é possível delegar responsabilidades, controlar pendências, monitorar prazos, entregas, prioridades e até mesmo definir as atividades diárias.

Tomada de decisões

A tomada de decisões também é beneficiada quando as informações estão centralizadas, os processos reorganizados e as tarefas devidamente gerenciadas. Deste modo, é possível agilizar o planejamento e a execução de medidas estratégicas.

Atendimento online

Outra atividade que pode ser otimizada é o atendimento online. Por meio deste recurso, é mais fácil estreitar o relacionamento entre empresa e clientes, facilitando o contato direto e melhorando a comunicação. Além disso, há ferramentas para registro de telefonemas, tempo dedicado a cada atendimento e acompanhamento da produtividade da equipe.

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