Atendimento Online / Chat Online,BraZip Mailer,Comunicação Externa,Dicas,Email marketing / Newsletter,Marketing
É muito comum ouvirmos pessoas falarem que o e-mail marketing morreu. No entanto, esse tipo de canal de comunicação permanece mais vivo do que nunca — e uma das comprovações disso é a quantidade de erros comuns (mas ainda praticados) por muitas empresas no dia a dia das suas estratégias.
Algumas coisas são básicas, mas ainda se encontram naquela história do “todo mundo sabe, mas pouca gente faz”, e isso acaba impactando de forma negativa nos resultados das empresas. Para garantir que sua empresa tenha bons números nas estratégias de e-mail marketing, tome cuidado com os erros que vamos listar aqui.
Um dos erros mais comuns de estratégia de e-mail marketing é enviar conteúdo sem permissão. Isso acontece porque muitas empresas acreditam que o ato de “comprar mailing” — ou seja, comprar listas de endereços de e-mail de pessoas que nem sabem quem é a sua marca — é uma coisa boa, afinal, paga-se pouco por uma quantidade considerável de endereços de e-mail.
No entanto, ao fazer isso, o seu endereço de e-mail pode ser classificado como spam pela inteligência dos softwares. Assim, essa prática é prejudicial duas vezes: invasiva, quando enviado sem permissão do destinatário — no caso de compra de mailing, por exemplo; e ruim para a sua reputação, porque o envio de spams e mensagens indesejadas faz cair a nota de credibilidade daquele endereço de e-mail, fazendo com que as outras mensagens enviadas tendam a cair cada vez mais nas abas de spam dos destinatários.
Um outro erro primário é a falta de mensagens personalizadas. Esqueça aquela ideia de que mensagens automáticas são a melhor opção: estamos vivendo em um momento em que a personalização das mensagens é fundamental. Cada cliente quer se sentir único e perceber que a sua empresa se preocupa com ele. Invista em um CRM de qualidade, adquira cada vez mais informações sobre os seus clientes, e utilize essas informações no dia a dia de e-mail marketing da sua empresa.
Assim como o tópico anterior sobre CRM e personalização de mensagens, esse também está relacionado a conhecer cada vez mais cada um dos seus clientes. Segmentar a base de e-mails adquirida com base nos interesses de cada um dos destinatários é uma opção que garante enviar conteúdos mais assertivos e com maior potencial de venda, uma vez que permite acompanhar a evolução do cliente e oferecer exatamente o que ele precisa naquele momento.
Seja no seu website, loja física, e-commerce ou no e-mail marketing, investir na experiência do usuário é fundamental para que os possíveis clientes sejam capazes de concluir a ação esperada. No e-mail marketing, invista em layouts mais clean e com melhor legibilidade. Sempre que tiver um CTA, tente deixá-lo o mais destacado possível, para que o usuário saiba qual é o caminho que precisa fazer para concluir a conversão.
É comum encontrar empresas que acreditam que o teste A/B é um gasto, mas essa não é a verdade. O teste A/B em e-mail marketing é um investimento a longo prazo para ajudar a entender quais são as opções que mais atraem o seu público. Você pode testar diversos elementos do e-mail para saber o que funciona melhor: estilo de remetente, estilo de título, opções de cores e CTAs. O importante é testar uma coisa de cada vez para, a longo prazo, descobrir quais são as formas mais certeiras de atingir o seu público.
Para manter uma boa estratégia de e-mail marketing é preciso começar a entender o usuário e respeitá-lo na sua individualidade. Aquela história de estratégias de massa e sem nenhum tipo de personalização ficou no passado: o momento é de conhecer a fundo o seu público e transformar sua experiência na melhor possível. Tem alguma dúvida ou sugestão? Comente!
brazip, brazip mailer, call to action, campanha, como enviar e-mail marketing, comunicação, conversão, CRM, cta, design, e-mail, e-mail marketing, e-mails marketing, email, email marketing, emails marketing, envio, experiência, gestão de contatos, investimento, layout, lista, listas, mailchimp, mailer, mailing, marketing, marketing digital, mensagem, news, newsletter, newsletters, permissão, publicidade, segmentação, sistema, spam, span, spftware, teste a b, teste ab, título, usuário, venda, vendas