5 erros mais comuns para não cometer em seu e-mail marketing » Blog BraZip Tecnologia | Softwares e Soluções Web
5-erros-mais-comuns-para-nao-cometer-em-seu-e-mail-marketing

Atendimento Online / Chat Online,BraZip Mailer,Comunicação Externa,Dicas,Email marketing / Newsletter,Marketing

5 erros mais comuns para não cometer em seu e-mail marketing

17 fev , 2016  

É muito comum ouvirmos pessoas falarem que o e-mail marketing morreu. No entanto, esse tipo de canal de comunicação permanece mais vivo do que nunca — e uma das comprovações disso é a quantidade de erros comuns (mas ainda praticados) por muitas empresas no dia a dia das suas estratégias.

Algumas coisas são básicas, mas ainda se encontram naquela história do “todo mundo sabe, mas pouca gente faz”, e isso acaba impactando de forma negativa nos resultados das empresas. Para garantir que sua empresa tenha bons números nas estratégias de e-mail marketing, tome cuidado com os erros que vamos listar aqui.

Enviar e-mails sem permissão

Um dos erros mais comuns de estratégia de e-mail marketing é enviar conteúdo sem permissão. Isso acontece porque muitas empresas acreditam que o ato de “comprar mailing” — ou seja, comprar listas de endereços de e-mail de pessoas que nem sabem quem é a sua marca — é uma coisa boa, afinal, paga-se pouco por uma quantidade considerável de endereços de e-mail.

No entanto, ao fazer isso, o seu endereço de e-mail pode ser classificado como spam pela inteligência dos softwares. Assim, essa prática é prejudicial duas vezes: invasiva, quando enviado sem permissão do destinatário — no caso de compra de mailing, por exemplo; e ruim para a sua reputação, porque o envio de spams e mensagens indesejadas faz cair a nota de credibilidade daquele endereço de e-mail, fazendo com que as outras mensagens enviadas tendam a cair cada vez mais nas abas de spam dos destinatários.

Não enviar mensagens personalizadas

Um outro erro primário é a falta de mensagens personalizadas. Esqueça aquela ideia de que mensagens automáticas são a melhor opção: estamos vivendo em um momento em que a personalização das mensagens é fundamental. Cada cliente quer se sentir único e perceber que a sua empresa se preocupa com ele. Invista em um CRM de qualidade, adquira cada vez mais informações sobre os seus clientes, e utilize essas informações no dia a dia de e-mail marketing da sua empresa.

Ignorar a importância da segmentação

Assim como o tópico anterior sobre CRM e personalização de mensagens, esse também está relacionado a conhecer cada vez mais cada um dos seus clientes. Segmentar a base de e-mails adquirida com base nos interesses de cada um dos destinatários é uma opção que garante enviar conteúdos mais assertivos e com maior potencial de venda, uma vez que permite acompanhar a evolução do cliente e oferecer exatamente o que ele precisa naquele momento.

Não se preocupar com a experiência do usuário

Seja no seu website, loja física, e-commerce ou no e-mail marketing, investir na experiência do usuário é fundamental para que os possíveis clientes sejam capazes de concluir a ação esperada. No e-mail marketing, invista em layouts mais clean e com melhor legibilidade. Sempre que tiver um CTA, tente deixá-lo o mais destacado possível, para que o usuário saiba qual é o caminho que precisa fazer para concluir a conversão.

Não fazer teste A/B

É comum encontrar empresas que acreditam que o teste A/B é um gasto, mas essa não é a verdade. O teste A/B em e-mail marketing é um investimento a longo prazo para ajudar a entender quais são as opções que mais atraem o seu público. Você pode testar diversos elementos do e-mail para saber o que funciona melhor: estilo de remetente, estilo de título, opções de cores e CTAs. O importante é testar uma coisa de cada vez para, a longo prazo, descobrir quais são as formas mais certeiras de atingir o seu público.

Para manter uma boa estratégia de e-mail marketing é preciso começar a entender o usuário e respeitá-lo na sua individualidade. Aquela história de estratégias de massa e sem nenhum tipo de personalização ficou no passado: o momento é de conhecer a fundo o seu público e transformar sua experiência na melhor possível. Tem alguma dúvida ou sugestão? Comente!



Ebook Grátis: A Importância do email para uma estratégia de marketing digital

FacebookLinkedInGoogle+TwitterEmailWhatsApp

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,