Por que um chat em tempo real é fundamental para o atendimento » Blog BraZip Tecnologia | Softwares e Soluções Web
Por que um chat em tempo real e fundamental para o atendimento

A Internet é cada vez mais usada pelos consumidores para se informarem a respeito de um produto ou serviço que desejam comprar. Muitas vezes obter informações rápidas e eficientes é essencial para tomar uma decisão de compra. Por isso, fornecer um atendimento atencioso e certeiro ajuda não só a aumentar as vendas, mas a manter um cliente fiel. Existem muitas formas de fazer isso, como o e-mail, os formulários de “Fale Conosco” nos sites, as redes sociais, dentre outros.

Nesse post destacaremos o chat em tempo real, que é uma das formas de realizar esse contato que mais vem ganhando espaço na preferência dos consumidores. Falaremos um pouco das boas práticas que devem ser adotadas para fazer um serviço de qualidade e dos cuidados que precisam ser tomados.

O chat em tempo real está cada vez mais popular

De acordo com a pesquisa eDigital’s Customer Service Benchmark, o chat em tempo real cresceu muito nos últimos anos e se consolidou como o queridinho do público. Ele já ultrapassou o e-mail e o telefone como forma de contato preferida dos clientes. Isso mostra que de fato a tendência é forte e vale a pena investir nela.

As vantagens do chat em tempo real sobre outras formas de atendimento

O chat em tempo real permite uma série de vantagens, sendo a principal delas a rapidez. Ele permite que a empresa informe o cliente de forma veloz, auxiliando em sua decisão de compra. O estudo aqui mencionado aponta que a média de tempo de atendimento em chats assim é de 1 minuto e 36 segundos. No caso dos ecommerces isso pode ser feito inclusive durante uma compra, sendo uma excelente forma de aumentar a conversão em vendas.

Além da rapidez, esse atendimento e é prático e confortável para o cliente. Ele sente ainda que existe uma pessoa o atendendo mesmo que esteja em um site, o que colabora positivamente para sua experiência de compra.

Disponibilizar o chat em tempo real para o público faz com que ele possa optar por sua forma preferida de atendimento, evitando alguns transtornos que outras formas de contato podem causar. Muitos conhecem o cansaço que é ter de telefonar para receber uma informação. É muito frequente ter que passar por diversos menus automáticos até chegar ao atendente. Isso muitas vezes é visto com antipatia pelas pessoas e causa desgaste na relação entre a marca e o consumidor. Outras formas de contato, como o e-mail ou os formulários dos sites, são muitas vezes lentas, podendo demorar dias para serem respondidos.

Algumas precauções que precisam ser tomadas no atendimento em tempo real

É claro que não basta implementar o chat em tempo real sem tomar os devidos cuidados. Para que o cliente saia satisfeito, é preciso oferecer agilidade e informações eficazes. Garantir uma equipe capaz de atender a demanda recebida é fundamental, pois se o atendimento for lento e ineficiente, terá um efeito negativo na percepção do cliente, que pode desistir da compra ou ficar com uma imagem ruim da marca.

E você? Já usou o chat em tempo real para falar com seus clientes ou com outras empresas? Qual a sua forma de contato preferida? Conte para nós o que pensa a respeito desse assunto nos comentários, queremos ouvir você!



Ebook Grátis: Manual de Atendimento ao Cliente BraZip

FacebookLinkedInGoogle+TwitterEmailWhatsApp

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,