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As práticas relacionadas à gestão de pessoas já são muito comuns em grandes organizações e, cada vez mais, têm sido adotadas também pelas PMEs. Empresários e gestores compreenderam que o capital humano é o ativo mais importante de uma empresa e podem ser um grande diferencial.
Atração e retenção de talentos, desenvolvimento dos profissionais, formação de equipes de alta performance, políticas atrativas de remuneração e benefícios, oportunidades de crescimento e uma liderança efetiva: tudo isso deve fazer parte do planejamento estratégico das pequenas e médias empresas. Continue lendo o post de hoje e entenda melhor o porquê!
A gestão de pessoas torna a empresa mais organizada, a partir da meritocracia e da transparência. Assim, é possível fortalecer o engajamento e a motivação das equipes. Impactos positivos podem ser percebidos em alguns importantes indicadores de RH, como nas taxas de absenteísmo e de rotatividade (turnover) dos colaboradores. Esses índices, por sua vez, reduzem as despesas com rescisões contratuais e com novos processos seletivos.
Além disso, por meio de programas de capacitação, há uma sensível melhora na produtividade individual e coletiva e, ainda, uma diminuição na incidência de retrabalhos, falhas e atrasos na entrega de projetos. O atendimento ao cliente, o faturamento e a lucratividade são outros aspectos que podem ser otimizados por meio de um planejamento de treinamento eficiente e personalizado.
A gestão de pessoas inclui ainda uma série de políticas voltadas aos profissionais, em especial um plano de cargos e salários e de carreira. Esses componentes são essenciais para que os colaboradores possam enxergar as chances de ascensão e quais habilidades precisam ser desenvolvidas para se tornarem potenciais candidatos a futuras oportunidades. Desse modo, existe o incentivo ao aprendizado e ao aprimoramento, fundamentais para a construção de equipes competentes e preparadas para superar desafios e obstáculos.
Práticas para atração e retenção de talentos devem estar entre as prioridades de todas as empresas. Equipes capacitadas e de alto rendimento são capazes de produzir resultados extraordinários.
A gestão de pessoas colabora para a criação de uma imagem favorável e uma reputação de boa empregadora, o que favorece muito a atração de novos candidatos. Ela também é essencial para a retenção dos talentos, pois oportunidades de crescimento e aprendizado, além de salários e benefícios interessantes, são fatores de grande importância para esses profissionais.
É preciso lembrar, ainda, que a retenção de talentos é um processo complexo, já que cada profissional carrega consigo experiências diferentes, ambições, motivações, perspectivas, valores pessoais e objetivos próprios. Assim, para assegurar uma política de retenção eficiente, é preciso analisar cuidadosamente o perfil desses colaboradores para então elaborar uma estratégia assertiva e mantê-los na empresa.
Os líderes têm papel decisivo na implantação de ações focadas em gestão de pessoas. O estilo de liderança interfere diretamente na produtividade e no comprometimento das equipes. Por isso, é essencial investir na preparação desses gestores, para que sejam verdadeiramente capazes de conduzir seus liderados de forma segura e eficiente.
Uma atitude positiva é fundamental. Bom humor, humildade, gentileza, maturidade, equilíbrio emocional, ética, imparcialidade, coerência, poder de decisão e capacidade de comunicação são características básicas de um líder. Além disso, algumas práticas devem fazer parte do cotidiano desse gestor, como a valorização e o reconhecimento, a delegação e o feedback.
Dessa maneira, é possível aproveitar todos os benefícios da gestão de pessoas nas PMEs, garantindo equipes engajadas, colaboradores motivados e resultados importantes para o negócio.
Quais são as principais práticas de gestão de pessoas adotadas por sua empresa? Compartilhe conosco suas experiências e dicas!
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