Sua empresa ganha mais com colaboradores envolvidos e motivados
Os repórteres da revista Exame PME ouviram cerca de 60 pessoas, entre empreendedores e especialistas de RH, para tentar desvendar o que faz os funcionários terem paixão pela empresa que representam.
Eles chegaram a vários itens e nós vamos apresentar alguns. Isso pode ajudar a sua empresa a entender melhor as motivações dos profissionais. Confira!
- Acerte na contratação
Além do conhecimento técnico e boas experiências profissionais o candidato deve ter habilidades para trabalhar em equipe e ter bom-humor, bom astral.
- Estimule os pontos fortes
Desenvolver pontos fortes é melhor que investir no desenvolvimento das qualidades ainda não demonstradas pelo funcionário. Permitir que as pessoas aprimorem suas qualidades, traz mais resultados. Dificilmente alguém será excelente em tudo.
- Descreva cargos e funções
Isso é muito importante para que o colaborador tenha descrito as suas competências e também como pode obter crescimento através do seu desempenho.
- Planeje os aumentos de salários
Mantenhas os valores dos salários dos colaboradores da sua empresa compatíveis com o mercado. Evite perder bons funcionários para os seus concorrentes que pagam melhor.
- Distribua parte dos lucros
É uma maneira de premiar o funcionário pelo seu desempenho e comprometimento.
- Pense no futuro da equipe
A segurança da proteção na velhice é um excelente benefício. Pense num projeto que juntos, empresa e funcionários, tenham condições de arcar.
- Tenha plano de saúde
Atualmente, operadoras de saúde oferecem planos para empresas de todo porte. É investimento na manutenção de colaboradores satisfeitos.
- Faça o pessoal se cuidar
Planos de qualidade de vida e incluir dicas de saúde na comunicação interna da empresa podem motivar os funcionários.
- Organize banco de horas
Pode ser benéfico para ambos, empresa e colaborador. Funcionários trabalham horas extras nos dias que a empresa demanda e são compensados com folgas em dias que precisam.
- Estimule talentos
Pessoas costumam ter melhores rendimentos quando são estimulados.
- Treine
Os programas de treinamento podem ser uma maneira de qualificar a equipe. São muito úteis quando precisa implantar algo novo ou quando não encontra profissionais qualificados para determinadas tarefas no mercado. É também uma maneira de promover colaboradores.
- Invista no conhecimento dos colaboradores
Pague parte de cursos. O aprendizado em cursos de qualificação pode trazer conhecimento e desenvolvimento para o colaborador e para a empresa.
- Mantenha as portas abertas
Muitas empresas têm conquistado bons resultados quando dão abertura para os funcionários falarem sobre assuntos que vão além dos já tratados com ele. Talvez ele tenha uma sugestão ou está com problemas que a empresa tem condições de ajudar.
- Seja sincero e direto
Feedback e transparência são essenciais para melhorar o desempenho e dedicação. Quando recebem retorno e conhecem as diretrizes da empresa os colaboradores se posicionam como donos do negócio e abraçam causas.
- Estabeleça metas
Seu colaborador precisa saber dos objetivos da empresa e ter estímulos individuais para serem mais produtivos e colaborativos.
- Dê oportunidade a ideias criativas
Os colaboradores podem ter boas ideias para melhoria dos processos. Deixe que ele exponha suas sugestões.
- Não faça reuniões longas demais
Elas não são produtivas e, na maioria das vezes, são sinônimos de desorganização.
- Evite boatos
Boas práticas de comunicação interna são importantes para evitar problemas de boatos na empresa. Seja o primeiro a dar as informações aos seus funcionários. Ele vai entender que você dá importância à relação empresa x colaborador.
Os funcionários têm direito de participarem de todos os momentos da empresa. A demora em divulgar os problemas pode causar boatos.
- Diminua a burocracia
Excesso de regras pode limitar a criatividade e a participação dos funcionários para encontrar soluções.
- Defina processos
Os processos devem ser discriminados passo a passo para não dar chance ao erro ou ao não entendimento
boato, boatos, burocracia, cargo, colaborador, colaboradores, como motivar, comportamento, conhecimento, contratação, curso, cursos, dica, dicas, empresa, empresas, equipe, estimular, função, funções, gestão, gestão de pessoas, meta, metas, motivação, objetivo, pesquisa, pesquisas, pessoas, recursos humanos, regras, rh, salário, talento, talentos, trabalho em equipe