Entenda como a tecnologia pode ajudar a aumentar a produtividade do seu time » Blog BraZip Tecnologia | Softwares e Soluções Web
Entenda por que a tecnologia é aliada a produtividade do seu time

BraZip mySuite,Comunicação Interna,Dicas,Gestão,Tecnologia

Entenda como a tecnologia pode ajudar a aumentar a produtividade do seu time

24 set , 2015  

Um estudo da IDC Brasil revelou que, apesar da estabilidade da economia, a Tecnologia da Informação (TI) deve ter um crescimento de 5% no Brasil neste ano. É uma previsão animadora, pois demonstra que os empresários brasileiros já reconhecem o poder da tecnologia para melhorar os processos, facilitar o aumento da produtividade do time, agilizar negociações, enfim, potencializar os resultados de seus negócios.

Neste post, vamos nos concentrar no quesito produtividade. Resolvemos listar alguns motivos para você acreditar que a tecnologia é uma aliada na produtividade do seu time. Acompanhe!

A tecnologia proporciona os ajustes nos processos

Uma das travas da produtividade do time costuma ser o não cumprimento de uma sequência lógica de atividades, os chamados processos. Isso faz com que não haja uma rotina no modo de trabalho de cada colaborador e isso se reflete no time, que acaba demorando muito mais tempo para fazer. Com a tecnologia, é possível tornar os processos muito mais “obrigatórios”, calibrando conforme o tempo necessário para cada atividade, o que se reflete em mais produtividade.

A tecnologia dá mais controle aos gestores

Ter a facilidade de gerar relatórios rápidos para analisar a produtividade do time é muito mais interessante ao líder imediato do que ele ter de percorrer mesa a mesa para verificar o andamento do trabalho.

Com um bom sistema de gestão, por exemplo, é possível fazer comparativos durante períodos específicos para detectar gaps de produtividade entre colaboradores e do time como um todo.

A tecnologia dá mais segurança à informação corporativa

À medida que o negócio cresce, mais e mais dados são gerados diariamente. Sem um bom sistema que centralize, integre e cruze estes dados, eles, além de serem analisados com mais dificuldade, podem ser extraviados, roubados ou danificados.

E segurança da informação é um assunto cada vez mais sério nas empresas de todos os portes e segmentos. Há dados que podem ser vitais para o negócio – transações financeiras e segredos industriais, por exemplo.

A tecnologia melhora a comunicação

O diálogo e o vínculo emocional são cada vez mais fundamentais nas empresas. Ter informações atualizadas sobre o negócio, sobre as expectativas e planos da empresa, também contribui com a produtividade do time. Para isso, é preciso ter uma excelente comunicação interna.

Neste sentido, a tecnologia também pode ajudar. Ao utilizar um sistema baseado na nuvem e que possa ser acessado por dispositivos móveis, por exemplo, os executivos que viajam podem ter acesso aos dados corporativos, operar as ferramentas, se comunicar com o escritório e fechar negócios de forma remota. Por meio da tecnologia, também é possível quebrar a barreira imposta pelas paredes do escritório e conectar pessoas de diferentes departamentos e filiais, tornando o time muito mais colaborativo e produtivo.

Para finalizar, é importante lembrar que a utilização da tecnologia pelo time deve ser orientada ao negócio. Por isso, treinar as pessoas para a utilização das ferramentas é tão importante quanto conscientizar e normatizar o uso da tecnologia. Ao criar regras e deixá-las claras, a empresa mostra que dispõe de tecnologia para facilitar o dia a dia dos profissionais e em contrapartida eles se comprometem mais e entregam melhores resultados.

Como a tecnologia é utilizada por sua empresa quando o assunto é a produtividade do time? Deixe seu comentário!



Ebook Grátis: 15 motivos para adotar ferramentas tecnologicas de colaboração

FacebookLinkedInGoogle+TwitterEmailWhatsApp

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,