Capital Intelectual nas organizações: entenda sua importância » Blog BraZip Tecnologia | Softwares e Soluções Web
Capital Intelectual nas organizações: Entenda sua importância

Comunicação Interna,Dicas,Endomarketing,Gestão,Gestão de Pessoas,Recursos Humanos

Capital Intelectual nas organizações: entenda sua importância

12 jan , 2016  

O mundo corporativo não interage somente com o mercado, relaciona-se também com o campo teórico de suas grandes e pequenas áreas de atuação. Com isso, novas denominações e descobertas surgem a fim de explicar ou definir diretrizes, norteando o caminho do setor organizacional e visando a uma constante evolução do mesmo.

Capital Intelectual é uma dessas noções absorvidas pelo mercado que fazem parte de uma visão mais ampla acerca das organizações. Portanto, dada a importância de um conhecimento integral para se buscar o constante aperfeiçoamento, é necessário saber o que é esse conceito e de que forma ele influencia no desempenho organizacional.

O que é o Capital Intelectual?

A cultura da empresa, os procedimentos utilizados, bem como o histórico de desempenho da mesma ao longo do tempo são elementos que constituem o capital intelectual.

Da mesma forma, a superação de desafios e as soluções de problemas também integram esse conceito. Uma organização possui uma identidade, algo que seja um diferencial no mercado, por exemplo, a excelência em um determinado serviço prestado, ou o pioneirismo na área, inovação, relação com o cliente, entre outros.

Toda a riqueza gerada por ela vai depender do resultado da interação das diferentes instâncias que compõem esse capital intelectual.

Uma questão central nesse contexto é o recurso humano que a organização possui. Pesquisas científicas apontam que a competitividade é determinada na sua maior parte pela qualificação profissional dos colaboradores, somada a uma diversidade intelectual e a valorização dos mesmos.

Isso ocorre porque tanto a estrutura – que representa principalmente as informações e procedimentos – quanto a relação com o cliente dependem do capital humano da organização. Isto é, das pessoas que ali trabalham.

Qual a sua importância?

O valor de mercado é relacionado diretamente ao Capital Intelectual, sendo um dos pilares que definirão se esse capital possui ou não grandeza frente ao contexto organizacional.

Sendo assim, a geração de riquezas, bem como a permanência de uma empresa no mercado dependem intimamente do quanto esses fatores resultam numa equação de sucesso.

Por exemplo, não se pode investir nas melhores tecnologias sem contar com pessoas preparadas a lidar com elas. Quando se busca alta performance, existe a necessidade de maior investimento em recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento.

Medir o valor de uma organização dando ênfase ao espaço físico e à infra-estrutura é fazer uma análise incompleta e inconsistente, pois o que dará o retorno e a possibilidade de manutenção da mesma é, justamente, o efeito que ela traz na vida das pessoas, das instituições e seu impacto no mercado.

Muitas vezes, ocorrem situações em que a organização não é capaz de compreender os pontos que impedem seu crescimento. Investe-se na parte estrutural apenas, acreditando no resultado quantitativo, e se tem pouca ou nenhuma mudança.

O que se deixa de lado, nesse caso, é o pensamento de que a eficiência se conquista através da realização dos objetivos que a empresa se propõe a fazer, o que depende, principalmente, da qualidade que seus serviços são prestados, uma vez que é especialmente importante a forma pela qual se busca alcançar suas metas.

Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!



Ebook Grátis: 15 motivos para adotar ferramentas tecnológicas de colaboração

FacebookLinkedInGoogle+TwitterEmailWhatsApp

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,