Comunicação Interna,Dicas,Gestão,Gestão do Conhecimento,Trabalho
Entende-se por comunicação organizacional toda a forma de informação não estática. Ou seja, informação que circula entre colaboradores, setores, unidades e com qualquer outro stakeholder (qualquer um dos públicos de uma empresa). Assim, é preciso além de ações de comunicação, ter o espírito da comunicação na cultura da organização. Afinal, quanto mais se retém a informação, menos conhecimento se produz e menor é a probabilidade de sucesso da empresa e de crescimento profissional da equipe.
Para melhorar a comunicação no time — e aqui englobamos colaboradores de base, gestores, diretores e até os acionistas — precisa ter como característica:
O compartilhamento da informação é um dos pontos principais para melhoria da comunicação. O fato de não reter dados e compartilhar projetos e processos decisórios, por exemplo, faz com que os colaboradores se sintam integrados e partilhem do sentimento de união que toda boa equipe deve ter para formar um bom time. Boas formas de compartilhar a informação são as ferramentas digitais.
Uma forma fácil de estimular o compartilhamento da informação é a promoção de reuniões rápidas. Quando realizadas periodicamente a cada semana, quinzena ou até mesmo uma vez por mês, essas reuniões promovem a integração dos colaboradores e das equipes. Elas podem ser estruturadas por hierarquia, uma vez que há pautas específicas para acionistas, diretoria, gestões e colaboradores de base. Mas é imprescindível que algumas reuniões tenham a participação de todos os colaboradores, independentemente da hierarquia.
Feedback nada mais é que, simplificando, dar um retorno. Durante as reuniões rápidas, comumente há um feedback generalizado, para as equipes ou para um setor específico. Contudo, para que o compartilhamento da informação seja uma característica intrínseca da cultura organizacional, é importante que o feedback também seja dado de um para um, ou seja, dos líderes para seus liderados e, por que não, vice-versa. Um time bem alinhado e entrosado através de feedbacks contínuos pode apresentar resultados bem melhores.
Lembre-se: ao transmitir um feedback, esteja sempre aberto para receber um retorno, o feedback do feedback.
Trabalhar as informações de forma adequada para que não restem dúvidas é algo importante. Geralmente, as empresas contam com colaboradores de diferentes níveis socioculturais e até mesmo com algumas particularidades, como os portadores de necessidades especiais. Assim, é fundamental adequar as mensagens de forma que todos os públicos de destino a compreendam.
Adotar o uso de agendas compartilhadas é uma estratégia interessante, pois, se essa ferramenta for adotada e bem utilizada pelos colaboradores, se tornará uma ótima aliada da gestão da comunicação da empresa. Além disto, as agendas online compartilhadas facilitam o processo de gestão das reuniões, tornando mais fácil o agendamento de reuniões coletivas e individuais.
Existem diversas outras ações que buscam melhorar a comunicação entre os colaboradores de uma equipe. Para fazer o seu time funcionar bem e lhe trazer bons resultados, estes cinco pontos são grandes facilitadores para seus objetivos. Apenas não se esqueça de que para melhorar a comunicação de sua equipe, você precisa estar aberto à comunicação. Afinal, se comunicar não é apenas falar, mas ouvir também.
E então, como você estrutura a comunicação no seu time? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!
5 dicas de como melhorar a comunicação no seu time, agenda, agenda compartilhada, agendas, colaborador, colaboradores, compartilhamento de informações, comunicação, comunicação interna, comunicação organizacional, cultura, dica, dicas, empresa, equipe, feedback, gestão da informação, hierarquia, melhorar, melhorar comunicação, organizacional, reunião, reuniões, sala de reunião, time
Pingback: Por que investir em gestão de pessoas em PME » Blog()