4 dicas para melhorar a comunicação interna em sua empresa » Blog BraZip Tecnologia | Softwares e Soluções Web
4 dicas para melhorar a comunicação interna em sua empresa

Quem não comunica, se trumbica”, já dizia o histórico apresentador Chacrinha. Essa curta frase carrega uma valiosa dica para as organizações, que veem muitos dos seus projetos não alcançarem resultados mais satisfatórios pela limitação de comunicação entre os seus colaboradores.

A comunicação interna nas empresas é de grande importância para que todos os processos funcionem da melhor maneira possível e os objetivos sejam alcançados com mais agilidade e propriedade.

Para evitar erros e aproximar os setores de uma empresa é necessário estabelecer um modelo de comunicação claro e objetivo. O relacionamento entre os colaboradores e a gerência, por exemplo, pode ser trabalhado para potencializar os resultados. Mas, para isso, é preciso que a companhia tenha interesse e vontade de buscar as melhorias dos seus canais de comunicação corporativos.
Neste artigo, separamos algumas dicas valiosas para começar a desenvolver os mecanismos de diálogos no dia a dia da empresa. Nesse processo, algumas medidas são fundamentais e elas estão separadas nos próximos parágrafos. Confira!

Incentive o compartilhamento de informações

Para melhorar a comunicação interna nas empresas é importante ter informação circulando, mas, é claro, informação correta e útil. Incentive os seus colaboradores a dividirem qualquer dado que seja útil para a corporação, para a realização de um projeto ou para o desenvolvimento profissional.

Existem muitos meios para isso: jornais murais, intranet, redes sociais corporativas próprias, e-mails, painéis informativos e até mesmo em reuniões periódicas. Basta escolher as ferramentas que seus funcionários têm mais facilidades de operar e trabalhar essa cultura de se compartilhar informações.

Não apenas informe: comunique-se

Informação não é sinônimo de comunicação, que vai muito além do simples fato de ficar ciente de algo. Enviar um e-mail comunicando mudanças em um projeto, distribuir um jornal corporativo informando sobre objetivos da empresa ou pregar um cronograma de metas no mural são formas de manter os funcionários informados — mas não há diálogo.

Os colaboradores precisam sentir que fazem parte da corporação e para isso é necessário que haja interação. É importante também ouvir as sugestões, reclamações e parabenizá-los pelos resultados alcançados. Isso cria proximidade e ainda desenvolve uma ponte para que as pessoas se habituem a trocar ideias, conversar e dividir momentos juntos. Nesses casos, sim, temos comunicação.

Aposte nas ferramentas tecnológicas

Existem diversos sistemas online de gestão que contribuem e muito para a comunicação interna nas empresas. Com essas ferramentas, é possível controlar as solicitações, as tarefas em aberto, delegar e controlar as atividades, supervisionar atividades e acompanhar os prazos. Tudo isso de maneira compartilhada e colaborativa, ou seja, os envolvidos no projeto estão em constante contato.

Além disso, esses sistemas ainda oferecem recursos bastante específicos para a comunicação interna. Neles estão fóruns de discussões, sistemas de recados, agenda, controlador de tarefas, entre outros recursos. Um espaço que pode ser usado para aproximar os colaboradores, dividir conhecimentos sobre os projetos, o desenvolvimento profissional ou materiais de especialização.

Estimule a aproximação dos colaboradores

Empregados, gestores e sócios proprietários precisam manter alguma proximidade, e não só em contextos profissionais. Manter algumas conversas sobre amenidades deixa o ambiente de trabalho mais leve e proporciona uma relação mais colaborativa entre as pessoas no ambiente corporativo.

Realizar reuniões informais, nem que seja um bate-papo durante o cafezinho, já é de grande ajuda para a comunicação empresarial.

O que você tem feito para melhorar a comunicação interna nas empresas? Compartilhe as suas opiniões com a gente.



Ebook Grátis: 15 motivos para adotar ferramentas tecnológicas de colaboração



software BraZip mySuite

FacebookLinkedInGoogle+TwitterEmailWhatsApp

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,