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A loja que vende sonhos: os desafios do e-commerce

O mercado virtual se diferencia muito do varejo tradicional. O grau de envolvimento dos consumidores de e-commerce é muito maior. Os “consumidores digitais” acompanham suas compras do momento em que é realizada até a entrega do produto. Ele quer detalhes do processo de compra.

Confira no post de hoje!

As empresas de e-commerce têm múltiplas preocupações e precisam impressionar os consumidores em vários quesitos para alcançar o sucesso. Em primeiro lugar, deve-se ter preocupação com o atendimento. A logística é imprescindível sim, mas tão importante quanto o atendimento. Aqui está um dos maiores erros das empresas de e-commerce: Os consumidores não querem só ler características do produto.

As grandes lojas não atendem bem somente por suas operações logísticas. O seu atendimento por chat, email ou telefone deve ser preparado e treinado para sanar todas as dúvidas do cliente. Os colaboradores devem conhecer os produtos que representam para dar o melhor suporte ao cliente.

Seja criativo para ganhar a atenção do cliente!

Assim como no varejo tradicional, os consumidores compram baseados em sonhos e emoções. Eles procuram justificativas emocionais para adquirir algo.

Ganha o cliente quem souber vender sonhos!

As empresas devem ser capazes de vincular imagens a descrições cativantes.

Usar depoimento de clientes é excelente ideia para ilustrar sua vitrine e fomentar as vendas, além de valorizar a opinião de quem já adquiriu o produto.

Os empreendedores de e-commerce devem ter visão macro do negócio, conhecer o perfil do seu público consumidor, pesquisar suas necessidades, personalidade e interesses, para garantir que os produtos oferecidos e o conteúdo sejam realmente interessante, capaz de alimentar o sonho e a necessidade de cada um. Enxergar o cliente como a mola propulsora do seu negócio pode garantir consumidores fiéis.

A gestão dos centros de distribuição e a logística da empresa também é algo complexo. Diferentemente do varejo tradicional, as vendas na internet são pulverizadas. Uma mesma loja virtual vende para pessoas que estão localizadas em pontos extremos do país. Os clientes estão em diversas cidades, tornando labiríntica a distribuição das mercadorias. É nessa fase da venda que as empresas mais se perdem.

Concretize sonhos e venda oportunidades!

A tecnologia deve ser incorporada aos centros de distribuição e na logística da empresa. Hoje no mercado esse é um diferencial. Os investimentos em TI e ferramentas que auxiliam na transmissão de informações são primordiais para desenvolvimento das empresas de e-commerce. Mais tecnologia é garantia de respostas mais rápidas que resultam em benefícios para o cliente, como agilidade na entrega. O uso de tecnologias também é fundamental para evitar erros.

As empresas devem investir em tecnologias que colaboram com a integração das operações logísticas. Um sistema de informações que ajude no gerenciamento e na tomada de decisões da empresa, soluções que guardem informações sobre os clientes que podem ser úteis nos próximos atendimentos e na entrega de produtos vendidos.

O segredo de uma plataforma de e-commerce é treinamento, qualificação, atendimento preparado, descrições corretas, imagens atrativas e bom sistema de distribuição e logística. Uma saída para pequenos investidores, que ainda não podem implantar um sistema de distribuição tão favorável ao seu negócio são os Marketplaces: sites que unem diferentes vendedores, das mais variadas localidades e que ofertam diversos produtos em único local.

As lojas virtuais também devem ficar atentas às tendências do mercado e às datas do varejo. Pesquisar as datas importantes e criar calendário de campanhas ajuda no crescimento da procura pela sua página.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Comente!



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