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Conheça alguns mitos e verdades do CRM

Mesmo com toda tecnologia existente no mundo atual, um velho costume ainda é carro chefe nas empresas: o bom atendimento.

Cativar o cliente e proporcionar o bem estar durante a sua estadia no estabelecimento gera o retorno, novas compras e o compartilhamento de sua marca em redes sociais e outros meios de comunicação. O CRM (Customer Relationship Management) tambem é uma muito importante para manter o bom relacionamento com o cliente, proporcinando acompanhamento e um relacionamento pós venda.

Mesmo sendo uma ótima ferramenta, a prática gera duvidas entre gestores e muitas vezes mitos impedem algumas empresas de desenvolverem esse trabalho. Selecionamos alguns tópicos para mostrar verdades e desmitificar algumas lendas em torno do CRM.

“CRM é fundamental no relacionamento com o cliente”

Verdade! No inicio de uma empresa o relacionamento com os clientes é mais fácil. A medida que o fluxo aumenta fica complicado manter o contato com todos que entram no seu estabelecimento. O CRM estreita esse diálogo tornando-se uma ponte que liga a empresa ao consumidor. Ao estreitar os laços o consumidor se sente mais íntimo e à vontade para voltar ao local, realizar novas compras e indicar os seus produtos a sua rede de contatos.

“Não há necessidade de ter um software de CRM”

Mito! Da mesma forma que a gestão de uma empresa necessita de softwares e ferramentas de sistemas para otimizar os trabalhos, no CRM não é diferente. Programas de execução do pós-atendimento são muito importantes para executar de forma satisfatória essa tarefa. Além disso eles geram múltiplos acessos, possibilitando que vários setores acompanhem o atendimento dos clientes, expandindo a continuidade do bom serviço nas diversas áreas operacionais.

“CRM é utilizado apenas para as vendas”

Mito! O Customer Relationship Management está diretamente ligado às vendas de um comércio, mas não existe apenas por esse motivo. Ele serve para estreitar o relacionamento entre o consumidor e a empresa. Essa ação é uma ferramenta para acompanhar o histórico do cliente, compras realizadas, contratação ou cancelamento de serviços. Se a linha de produtos vendidos tiverem acessórios também comercializados dentro do estabelecimento, o CRM é uma ótima medida para ofertar esses itens complementares.

“CRM vai além do atendimento telefônico convencional”

Verdade! Existem nas empresas alguns serviços de atendimento ao cliente como o SAC e os call centers. O CRM não é igual a eles. Esse atendimento é mais íntimo, busca informações mais precisas e constrói uma confiança para que o cliente volta a consumir no seu estabelecimento. Nos dias corridos a qual vivemos nos dias atuais, muitas vezes não temos tempo de estreitar relacionamentos e o Customer Relationship Management faz isso de uma forma muito satisfatória.

Diversifique o atendimento!

A linguagem é diferente de acordo com o canal de comunicação que se usa. Em redes sociais o tipo de atendimento não pode ser igual ao feito por telefone, o público é diferente. Não utilize padrões, diversifique as informações que serão passadas de acordo com o meio utilizado. O bom uso do site ou rede social de sua empresa pode gerar diversas vendas para pessoas que usam esses tipos de ferramentas e provavelmente só conhecerão o seu produto através delas.

Essas foram algumas dicas com mitos e verdades sobre o CRM. Gostou? Assine nossa newsletter e receba mais informações como estas.



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