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Veja 6 dicas para melhorar a comunicação empresarial interna

As empresas precisam de estratégias muito bem definidas para entregar seus produtos e serviços aos clientes, além de supri-los com um bom serviço pós-venda que garanta a continuidade empresarial.

No entanto, dentro da empresa, também devem ser buscadas estratégias que garantam a harmonia setorial, gerando uma boa comunicação interna e o consequente aumento dos níveis de satisfação dos funcionários. Isso faz com que todos saibam dos passos que a empresa dá, sintam-se parte do todo e vejam em que momentos eles contribuíram de maneira direta ou indireta para os acontecimentos.

Vamos ver algumas dicas para deixar a comunicação empresarial interna mais eficiente e capaz de manter bons resultados externos.

1. Formalize a maneira de divulgar as informações

Estabeleça objetivamente a forma como a comunicação interna será realizada. Se de maneira virtual pela rede interna ou por emails, se por um periódico que pode ser no formato de tabloide ou por meio de um mural localizado em área de grande movimentação de todos os funcionários, não importando o nível hierárquico. Dessa forma, todos terão oportunidade de ver os resultados, conferir suas responsabilidades e verificarem como ajudaram a empresa com rapidez.

2. Possibilite a interação com os funcionários

A mensagem que a empresa quer que os funcionários vejam foi publicada, mas será que eles estão acessando da forma que a empresa espera? Uma das estratégias para garantir isso é sendo ajudado pelos próprios funcionários na elaboração dos materiais. Permita que eles mesmos digam o que fizeram, como ajudaram, como pretendem melhorar ou já melhoraram suas rotinas.

Isso causará contaminação positiva em todos os funcionários ao redor dele, pois terão curiosidade para ver o que será publicado. Neste momento, a empresa deve garantir que todas as informações sejam recebidas pelos funcionários.

3. Divulgue amenidades de forma adicional

Se a empresa pretende criar um concurso para premiar algum funcionário de alguma maneira, além da comunicação direta da chefia de cada departamento, isso deve constar da comunicação interna oficial.

Os funcionários se sentirão muito mais estimulados a participarem do processo, pois além da premiação, receberão o reconhecimento oficial por parte da empresa. Muitas vezes, esse reconhecimento é tido pelos funcionários como mais importante que a própria premiação em si.

4. Tente melhorar o ambiente não só dentro da empresa, mas fora também

Com a divulgação de políticas empresariais ligadas à preservação do meio ambiente ou ao uso racional de recursos como energia elétrica, os funcionários poderão replicar estas práticas empresariais em suas vidas pessoais, reforçando a imagem positiva da empresa de que a missão e os valores empresariais ajudam não somente internamente, mas toda a sociedade que está ao redor dela.

5. Elabore materiais didáticos e diretos

Se a empresa está prestes a alterar o sistema de gestão ou alguma rotina importante, deixe isso muito claro a todos os funcionários e, se for o caso, já apresente os impactos operacionais que serão sentidos. Isso ajudará a diminuir a aversão pelas mudanças, tão comum quando uma rotina já estabelecida é alterada, o que requer mais treinamento e atenção redobrada por parte dos funcionários.

6. Estimule encontros informais

As reuniões são parte integrante de qualquer processo de gestão, mas os gestores podem realizá-las de maneira informal com os funcionários para alertá-los sobre uma novidade na empresa, uma nova política, aspectos mais ligados à vida pessoal, tais como endividamento, alimentação, doenças, etc. Isso fará com que os funcionários se identifiquem com a empresa, tendo o local de trabalho não somente como momento de atividades profissionais, mas também de interação com seus líderes e pares.

A liderança não é algo para ser exercido apenas com a distribuição e gerenciamento de tarefas. É importante que os liderados se sintam bem durante este processo. Se a comunicação empresarial interna for realizada pelos líderes de maneira correta e funcional, os funcionários trarão cada vez mais benefícios para a atividade operacional, fazendo todos ganharem.

Como é o processo de comunicação interna na sua empresa? Você participa diretamente dele? Comente com suas experiências!

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