Comunicação Externa,Comunicação Interna,Dicas,Endomarketing,Gestão,Gestão de Projetos e Tarefas,Gestão do Conhecimento,Tecnologia,Trabalho,Trabalho em equipe
Diante de um mercado altamente competitivo e exigente, a busca pela produtividade se tornou um dos maiores desafios encontrados pelos gestores de todas as empresas, independentemente do ramo de atuação ou do número de colaboradores. Otimizar processos, reduzir custos e desperdícios e potencializar o capital humano passaram a ser prioridades para uma gestão estratégica.
Neste contexto, é importante fazer uso de soluções tecnológicas que possam colaborar para o fim da baixa produtividade da equipe. Atualmente, já existem diversos serviços acessíveis totalmente online, que permitem que colaboradores localizados em diferentes cidades, estados e países, trabalhem de modo integrado e produtivo. Essas soluções são conhecidas como tecnologias colaborativas ou, ainda, como ferramentas de colaboração corporativa. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este post:
As tecnologias colaborativas exploram o avanço e as facilidades dos conceitos de cloud computing ou computação em nuvem, disponibilizando uma série de recursos para melhorar e agilizar a comunicação corporativa interna, organizar o capital intelectual e padronizar tarefas e otimizar processos de maneira prática, segura e inovadora.
Reconhecidamente, a competência mais importante no mundo corporativo é a capacidade de fazer e manter conexões, seja entre profissionais, ideias, tecnologias ou objetivos. Por isso, essas tecnologias ganharam espaço, pois facilitam a participação, a criação em conjunto, a distribuição correta de tarefas, o engajamento e o senso de pertencimento.
Através das funcionalidades oferecidas pelas ferramentas de colaboração, é possível aumentar a produtividade das equipes, já que essas soluções permitem uma maior conectividade e, com isso, processos e projetos ganham uma nova dinâmica.
Por meio de comunicadores internos, é fácil conectar vários colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros do negócio em uma mesma conversa. Também é simples criar salas de reunião online, para discussão de projetos, alinhamento de informações e esclarecimento de dúvidas, evitando atrasos, retrabalhos, prejuízos e danos à imagem da empresa. Uma equipe bem informada é muito mais produtiva.
Uma comunicação mais ágil e prática possibilita também uma sensível melhoria no sistema de tomada de decisões da empresa. É possível buscar outras opiniões, coletar dados, confirmar números e avaliar relatórios rapidamente, o que assegura uma visão mais abrangente do negócio. Dessa maneira, as escolhas passam a ser mais eficientes.
As ferramentas colaborativas também permitem o armazenamento e o compartilhamento de documentos de forma segura, sem o risco de extravio ou perda da informação. Deste modo, os arquivos podem ser acessados de qualquer lugar, facilitando a rotina de trabalho e combatendo a baixa produtividade da equipe.
A tecnologia colaborativa é a grande responsável pela expansão do trabalho remoto no Brasil, pois assegura as condições necessárias para a realização das tarefas a distância, propicia flexibilidade e também amplia as possibilidades de atuação profissional. Com esses recursos, não há mais a obrigatoriedade de colaborador estar no escritório para produzir, conceito esse que pode reduzir algumas despesas fixas da empresa, além de alavancar o rendimento dos times.
Com o uso das plataformas, é possível reorganizar os processos internos, adotar padrões e eliminar desperdícios. Dessa maneira, as tarefas também podem ser organizadas e gerenciadas por meio de recursos para delegação de ações, acompanhamento de prazos e entregas, controle de pendências por projeto, estabelecimento de prioridades e listagem das atividades diárias de acordo com a urgência. É preciso lembrar que organização e padronização são etapas importantes na busca por uma maior produtividade.
E você, sabe como aplicar tecnologias colaborativas para melhorar a baixa produtividade da sua empresa? Comente! E fique por dentro das novidades que vão otimizar a sua gestão, assine a nossa newsletter!
Aproveite para ler também nosso post sobre Gestão do Conhecimento e Multiplicadores de Conhecimento.
Baixa produtividade da equipe: saiba como as tecnologias colaborativas podem ajudar, comunicação, comunicação externa, comunicação interna, dica, dicas, endomarketing, equipe, externa, gestão, gestão de projetos, gestão de projetos e tarefas, Gestão do Conhecimento, interna, plataforma, produtividade, projetos e tarefas, qualidade, tecnologia, tecnologia colaborativa, tecnologias colaborativas, tomada de decisões, trabalho, trabalho em equipe
Pingback: 8 dicas de gestão de tempo para equipes » Blog BraZip Tecnologia | Softwares e Soluções Web()
Pingback: 6 dicas para fazer uma boa gestão de pessoas na sua empresa » Blog()