Os 6 erros mais comuns no gerenciamento de projetos » Blog BraZip Tecnologia | Softwares e Soluções Web
Os 6 erros mais comuns no gerenciamento de projetos

Errar é humano e os gerentes de projetos — não importa quão experientes — não estão blindados quanto a essas ocorrências. Alguns projetos mal planejados e geridos, além de afetar os resultados das empresas, podem prejudicar a credibilidade do gerenciamento de projetos com um todo.

Para evitar que isso aconteça, é importante conhecer as falhas mais comuns que podem acontecer. Por isso, no post de hoje vamos citar os 6 erros que mais incidem no gerenciamento de projetos. Confira a lista e evite que eles aflijam o seu projeto!

Má qualificação

Administrar um projeto não é tarefa simples, e fica ainda mais difícil se o gerente de projetos não tem os conhecimentos e a experiência necessários. A falta de prática na condução de reuniões e no gerenciamento de riscos e a dificuldade na gestão de pessoas tendem a frustrar completamente os resultados esperados.

Atenção especial também deve ser dada à equipe: assim como o gestor, os membros devem ter as credenciais adequadas para formar um time competente, capaz de cumprir todo o escopo do projeto.

Cronograma pobre

O nível de detalhe do cronograma é outra característica importante, a que, infelizmente, muitos gerentes de projeto não dão atenção especial.

Tarefas consideras críticas devem receber cuidado especial, estar destacadas no cronograma e serem rigorosamente monitoradas quanto às interfaces — ou seja, quanto às tarefas que as sucedem e precedem. As demais tarefas, por sua vez, podem ser gerenciadas em nível macro ou conforme as próprias peculiaridades.

Outro ponto importante é a definição de um cronograma realista, sem metas exageradamente ambiciosas ou inexequíveis, pois isso pode prejudicar o engajamento da equipe. Afinal, se o time não acredita que o cronograma poderá ser cumprido, não verá sentido em se esforçar para atendê-lo.

Procrastinação

Quaisquer situações problemáticas que surgirem no projeto devem ser tratadas imediatamente. O adiamento na solução de pendências não é uma postura que se deva cultivar, pois elas podem, inclusive, se tornar grandes problemas e levar ao fracasso do projeto.

Comunicação deficiente

O universo do gerenciamento de projetos é muito dinâmico e, muitas vezes, não há margem de tempo para corrigir uma tramitação de informação ineficiente ou até mesmo inexistente. Por isso, a comunicação deve ser clara e adequada quanto ao nível do receptor, seja para apresentar o status de um projeto, dar feedback a um membro da equipe, conduzir uma negociação junto ao cliente, atribuir demandas, etc.

No gerenciamento de projetos, todos devem estar cientes não só dos seus próprios papéis e responsabilidades como também dos demais. Assim, quando uma informação for recebida, todos sabem como e com quem compartilhar, mantendo um fluxo dinâmico de comunicação.

Dizer sim a tudo

Em uma demanda, é normal que surjam várias solicitações. O papel do gestor não é tentar atender a todas elas, mas sim analisar de maneira equilibrada qual é a necessidade da solicitação e se ela deve ou não ser implementada.

A postura crítica diante das circunstâncias é o que justifica a atuação de um gestor — ele é o responsável por conduzir o projeto conforme a sua própria experiência, conhecimentos e habilidades, e não de acordo com a vontade ou ingerência de terceiros.

Autoritarismo

O gerente de projetos não deve dizer sim a tudo, mas, por outro lado, também não pode criar um ambiente em que não haja espaço para sugestões. Não é raro encontrar situações em que a equipe de projeto sinta-se desencoraja a fazer sugestões e críticas construtivas aos processos dos quais fazem parte, pois são inibidos por um gestor autoritário.

Os integrantes da equipe, por estar em contato diário com as atividades do projeto, são os mais conscientes das dificuldades e dos problemas. Por isso, sua participação ativa na gestão deve ser incentivada.

Como você pode ver, é fácil incorrer nesses erros, mas eles podem impactar significativa no sucesso do projeto. Por isso, é importante conhecê-los e tentar evitar que aconteçam. Você tem alguma dica para isso? Conte para nós nos comentários!

FacebookLinkedInGoogle+TwitterEmailWhatsApp

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,