5 dicas para ter sucesso com a implantação de sistema na nuvem » Blog BraZip Tecnologia | Softwares e Soluções Web
5 dicas para ter sucesso com a implantação de sistema na nuvem

Dicas,Gestão,Outros assuntos,Tecnologia

5 dicas para ter sucesso com a implantação de sistema na nuvem

2 set , 2015  

O processo de implantação de um sistema costuma fazer parte de um projeto com alerta crítico para as empresas; um projeto que merece total atenção. Afinal, estamos falando de inserir uma tecnologia nos processos corporativos, muitas vezes substituindo outras ferramentas, e isso não se consegue apenas virando uma chave. Quando se trata da computação na nuvem, este esforço requer ainda mais cuidado.

A ideia que se tem de que basta adquirir um serviço e colocá-lo para rodar é mais romanceada do que costuma se apresentar na prática. O esforço, no entanto, costuma ser mais no sentido de fazer uma boa negociação com o fornecedor e “arrumar a casa” do que a técnica em si.

Pensando nisso, listamos a seguir 5 dicas para que você tenha sucesso com a implantação de um sistema na nuvem em sua empresa:

1 – Definir o que seu negócio realmente precisa

O primeiro passo não pode ser vilipendiado: você precisa saber exatamente o que sua empresa precisa. Este é o pontapé inicial para ir em direção à busca pelo sistema de computação na nuvem ideal para o seu negócio.

É por isso que a escolha de uma solução tecnológica não pode ficar a cargo somente da equipe de TI. A direção e os gestores de todos os departamentos envolvidos no projeto devem trazer suas necessidades, suas resoluções, enfim, os requisitos que o sistema precisa ter para atender as necessidades da operação.

2 – Avaliar prestadores de serviços em nuvem com cuidado

Pronto. Passada a fase de levantamento de necessidades da empresa, agora é hora de ir ao mercado e avaliar os potenciais prestadores de serviços em nuvem. Faça isso com muito cuidado.

Nesta fase não é hora de ter pressa. A avaliação deve ser muito criteriosa. Você precisa entender qual o formato de nuvem oferecido pelo provedor (pública, privada ou híbrida), quais os níveis de serviços oferecidos, qual a reputação da empresa no mercado.

Vá aos clientes deste provedor, pergunte o máximo que puder. Além das questões técnicas, queira saber como é o atendimento, o suporte, o relacionamento do provedor com os usuários etc.

Traga para a mesa de avaliações ao menos três potenciais fornecedores e pontue cada um deles de acordo com as expectativas de todos os envolvidos no projeto e também com as necessidades do negócio.

3 – Determinar custos reais de implantação

Evite surpresas, fazendo levantamento de todos os custos que a implantação trará para sua empresa. Alguns provedores de nuvem cobram taxas de inscrição, taxas de configuração, acesso à internet, taxas de utilização de suporte do usuário final etc. Saiba de todos estes custos de antemão, assim você conseguirá confrontar com o budget disponível.

Considere também custos que não estejam tão óbvios, como taxas de treinamento a usuários, por exemplo. Pense nos custos que você terá com sua equipe interna – quantos usuários precisarão parar suas atividades para participar de testes, por exemplo?

4 – Negocie bem o SLA

O acordo de nível de serviço (conhecido no mercado como SLA) identifica exatamente as capacidades que o prestador de serviços irá lhe oferecer. Em outras palavras, é neste acordo que ficam demarcados até onde você pode ir em relação as expectativas com o serviço. Por exemplo, sua empresa e o fornecedor de sistema na nuvem, determinarão quantas horas de suporte sua empresa terá por mês, como será feito este suporte etc.

Você deve avaliar e negociar bem principalmente estes itens: disponibilidade e tempo de atividade, garantias de desempenho, segurança, resoluções de erros, escalabilidade etc.

Ao não avaliar o SLA e não negociá-lo de uma forma que a empresa tenha vantagens, depois ficará mais difícil de renegociar. Obviamente, em se tratando da computação em nuvem, é possível alterar quantidades de usuários, capacidade de armazenamento etc. com muito mais facilidade do que no modelo tradicional. Ainda assim, fazer um bom SLA lhe será muito útil durante a implantação.

5 – Prepare a equipe para a computação na nuvem

Se é tranquilidade na implantação que você busca, não esqueça de preparar sua equipe para este novo formato. Implantar um sistema na nuvem mexe com a cultura interna e não estamos falando somente da equipe de TI. Os usuários também precisam conhecer os níveis de serviço contratados, a quem devem recorrer quando surgirem as dúvidas etc.

Vá além de fazer a gestão da mudança, solicitando que os usuários relatem suas dúvidas e eventuais dificuldades com o sistema na nuvem. Ao envolver o usuário final, as chances do projeto fechar redondo aumentam significativamente.

Sua empresa está pronta para a implantação de um sistema na nuvem? Você tem mais algumas dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!



software BraZip mySuite

FacebookLinkedInGoogle+TwitterEmailWhatsApp

, , , , , , , ,