Veja 4 erros cometidos por quem vai implementar cloud computing » Blog BraZip Tecnologia | Softwares e Soluções Web
Veja 4 erros cometidos por quem vai implementar cloud computing

BraZip,BraZip Cobrança,BraZip Compactador,BraZip mySuite,BraZip Scrum,Cloud Computing,Dicas,Outros assuntos,regular,Tecnologia

Veja 4 erros cometidos por quem vai implementar cloud computing

18 nov , 2015  

A nuvem virou xodó entre as empresas brasileiras nos últimos anos. Afinal, com tantas vantagens ao usufruir dos seus benefícios, ninguém quer ficar de fora. Portanto, implementar cloud computing passou a ser uma das prioridades.

Contextualizando, a computação na nuvem – nome em português – é o armazenamento de dados disponibilizado por ferramentas na web onde qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode acessar desde que esteja conectada. É o mecanismo utilizado por nomes famosos como Google Drive, Dropbox, iCloud, entre outros.

Uma ótima aliada, porém antes de dar o primeiro passo é necessário se planejar para evitar erros. Até porque essa é uma tecnologia ainda não tão familiar para alguns usuários. Neste artigo falaremos sobre alguns dos problemas mais comuns no início desse processo.

Segurança

É comum pensar que seus dados estarão bem protegidos, criptografados etc, mas falhas podem ocorrer. E se algo acontecer com algum dos seus clientes, a culpa recairá sobre a sua empresa.

Então, é de suma importância escolher um bom provedor deixando todas as responsabilidades pré-estipuladas contratualmente. Afinal, é ele que irá garantir a privacidade, disponibilidade e segurança das informações, mas não se esqueça de que a equipe de TI deve monitorá-lo para saber se tudo está funcionando corretamente.

Para ajudar o setor, uma solução bastante útil é utilizar a mesma política de segurança corporativa na nuvem. Não é preciso criar um grande modelo diferente apenas para o novo meio, até porque isso só irá causar confusão.

Não pensar nos modelos de nuvem

São três os serviços na nuvem mais comuns: privado, público e híbrido. Opte pelo que mais se adapta à necessidade da empresa, afinal, cada um tem as suas características. Não se apresse e analise qual das opções é a melhor antes de implementar cloud computing:

Privado

É feita pela própria empresa para seu uso interno, portanto ela é mais segura. Mas se o empreendimento crescer bastante, pode ser difícil continuar com a mesma infraestrutura de computação na nuvem.

Público

Nesse modelo, você contrata um provedor que disponibilizará o serviço mediante a um pagamento acordado. É totalmente o inverso do privado, onde a estrutura para grandes ou pequenas empresas é a mesma, mas a segurança é menor.

Híbrido

O híbrido é uma junção dos dois supracitados. Nele você pode ter alguns dados que exijam maior segurança na nuvem privada e os gerais na nuvem pública. A problemática desse padrão é a desordem que pode ser gerada.

Implementar Cloud Computing muito rapidamente

Apenas com esses dois erros citados, já dá para perceber que é preciso uma boa pesquisa antes de fazer a migração. Como dito anteriormente, é preciso um planejamento para que tudo seja feito da maneira mais correta possível. Pergunte a especialistas, teste os serviços e acima de tudo pesquise antes de tomar a decisão final!

Não pensar em futuros problemas

Inconvenientes podem acontecer com qualquer empresa. Caso você escolha uma opção terceirizada de computação na nuvem, diversos pormenores podem ocorrer. Desde simples manutenções até o fechamento do servidor. Sendo assim, é preciso estar preparado para não ficar e não deixar os seus clientes sem um respaldo.

O mundo na nuvem é enorme, portanto é possível que surjam dúvidas sobre o tema ou até mesmo a gigantesca vontade de implementar cloud computing na sua empresa. Comente para ajudarmos a não ter nenhum erro no seu início!



Ebook Grátis: 15 motivos para adotar ferramentas tecnologicas de colaboração

FacebookLinkedInGoogle+TwitterEmailWhatsApp

, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,