Por que a motivação da equipe é importante? » Blog BraZip Tecnologia | Softwares e Soluções Web
Por que a motivação da equipe é importante?

BraZip mySuite,Coaching,Comportamento,Comunicação Interna,Organização,Produtividade,Relacionamento,Trabalho

Por que a motivação da equipe é importante?

9 mar , 2016  

Uma das maiores preocupações de qualquer empresa é alcançar uma alta produtividade, ou seja, otimizar o custo de tempo frente à produção. Quanto mais se produzir em menos tempo, maior a produtividade e, por conseguinte, maior o lucro.

Existem alguns fatores que impactam a produção, como tecnologia, instalações físicas, insumos de produção e, claro, o capital humano. Esse último diz respeito às equipes de produção e, para qualquer empresa, é importante investir em sua motivação.

Para saber mais sobre a importância da motivação da equipe, continue lendo o post abaixo.

Por que a motivação da equipe é tão importante?

Há muito tempo, pensava-se que colocar as pessoas para trabalhar pagando-lhes um salário era o suficiente para lidar com capital humano. Hoje em dia, percebe-se que a questão é muito mais complexa. Para alcançar a maior produtividade da equipe, seus membros precisam estar bem e querendo, efetivamente, fazer o seu trabalho. Imbuir esse sentimento de que o colaborador deseja fazer seu trabalho é o que se chama de motivação da equipe.

Colocando de uma maneira simples, uma equipe motivada trabalha mais e melhor. Isso aumenta a produtividade e, consequentemente, o lucro da empresa. Além disso, a motivação da equipe cria um ambiente de trabalho saudável, acolhedor e que torna a empresa um lugar de que as pessoas gostem.

Também, quando há motivação, uma equipe se une sob um mesmo pensamento e se empenha mais para construir mais laços e garantir o cumprimento de uma meta conjunta, como um valor de vendas, finalização de um projeto, de produção etc.

Custa muito investir na motivação da equipe?

Existem treinamentos, palestras e coachings especializados no assunto que podem ser contratados para imbuir um espírito motivacional na empresa. Mas, de fato, a motivação da equipe é muito mais uma atitude da empresa e dos líderes do que uma questão de contratar facilitadores que façam esse trabalho. Os custos desse investimento são, em geral, baixos, desde que haja compromisso da empresa em alcançar esse objetivo.

Se o problema da falta de motivação da equipe for grave e estiver afetando a produção com impacto relevante, e se não for possível encontrar um caminho para lidar com isso sem ajuda externa, é recomendável a intervenção de especialistas. Do contrário, seguindo algumas diretrizes e dicas simples, pode-se alcançar um resultado muito positivo em termos de motivação da equipe.
O que fazer para motivar a equipe?

Como foi dito, existem cursos, palestras e treinamentos para alcançar maior motivação. Mas também, com dicas simples e de baixo ou nenhum custo, é possível alcançar ótimos resultados nisso.
Ter uma figura de um líder da equipe; primar por um ambiente de trabalho saudável, leve, comprometido e livre de abusos; oferecer recompensas pelo trabalho bem feito, escolher bem o perfil do colaborador que vai entrar na empresa são algumas das dicas.

Temos também mais 20 dicas de como motivar sua equipe, para você conferir e implantá-las agora mesmo!

Ainda tem alguma dúvida de que a motivação da equipe é muito importante? Dúvidas ou sugestões sobre como fazê-la funcionar? Deixe seu comentário abaixo!



Ebook Grátis: 15 motivos para adotar ferramentas tecnológicas de colaboração



software BraZip mySuite

FacebookLinkedInGoogle+TwitterEmailWhatsApp

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,