Dicas,Gestão de Projetos e Tarefas,Gestão do Conhecimento,Relacionamento
As assessorias contábeis têm oportunidades de bons negócios, o mercado para esse segmento está aquecido. Em contra partida, os brasileiros nunca contaram com tantas empresas e profissionais na área. São mais de 81 mil empresas contábeis e o número de profissionais ultrapassa a população de oito capitais brasileiras, somando mais de 500 mil contadores.
Para manter um escritório de contabilidade, é preciso ter conhecimento sólido, experiência, conhecer o mercado e enfrentar os desafios de relacionamento e informação da atualidade. Além disso, clientes esperam assertividade no gerenciamento de documentos e procedimentos prestados.
O mercado precisa de profissionais capacitados para executar os serviços oferecidos pela empresa de contabilidade e gerar resultados. Na atualidade sobram oportunidades, mas faltam profissionais qualificados e empresas voltadas para a mais valia do mercado: relacionamento.
Conquistar uma equipe qualificada, motivada, capaz de atender às necessidades e requisições do mercado, comprometida com as questões e necessidades do cliente é um dos maiores desafios encontrados pelas empresas contábeis. Nesse segmento, a rotatividade de colaboradores é muito expressiva e prejudica o bom direcionamento e andamento das atividades nas empresas.
A qualificação profissional, a disseminação das informações e conhecimentos dentro da empresa é a saída para manter a equipe motivada, evitando o turnover.
O sucesso das empresas contábeis dependerá também da abertura para lidar com desafios e do gerenciamento de oportunidades. A experiência e o conhecimento de cada um devem ser compartilhados com a equipe. A gestão do conhecimento inclui a localização, partilha e disseminação das informações dentro da organização. O segmento contábil está em constante evolução. Acompanhar e disseminar o conhecimento são tarefas complexas.
Para auxiliar as empresas que procuram atualização e dinamismo, o mercado disponibiliza soluções que colaboram na gestão do conhecimento. Essas ferramentas aumentam o acesso da equipe às informações e facilitam a partilha do conhecimento. A gestão do conhecimento evita a desinformação e o retrabalho.
Além do excelente relacionamento com a equipe, a gestão do relacionamento com o cliente nunca foi tão significativa. O cliente tornou-se mais exigente com a entrega das suas demandas. É preciso entender o comportamento desse cliente, necessidades, buscas e oferecer atendimento de alto nível, demonstrando prioridade às necessidades dele. Invista também na troca de ideias e ouça sempre. Esses são alguns dos recursos para aperfeiçoar a sua gestão do relacionamento com o cliente. Invista em ferramentas de comunicação que garantam canal direto entre o escritório e o cliente. Facilite e fomente o diálogo. Seu cliente é um bem para sua empresa, a concorrência é grande e está de olho no mercado.
É primordial para se manter no mercado empregar dinamismo, pesquisa, qualificação, gestão da informação, prioridade no atendimento ao cliente e sempre mapear e gerenciar os riscos envolvidos. As assessorias contábeis sadias aprimoram todos esses quesitos continuamente.
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