A busca por desafios faz parte da BraZip Tecnologia. Ultrapassar marcas e apoiar quem busca o melhor desempenho faz parte da nossa missão. Apoiamos nossa equipe a chegar mais longe, ir ao topo!
Nosso companheiro de trabalho, atleta e atual presidente da Confederação Brasileira de Paraquedismo Luiz Cláudio Santiago, mais conhecido como Dim, com o apoio da BraZip Tecnologia, foi convidado a participar da conquista do recorde sequencial de formação em queda livre Sul-Americano, em que grandes formações de pessoas se conectam durante o salto em queda livre. A intenção do grupo era formar duas figuras pré-determinadas.
“Já é a quinta vez que participo dos recordes de paraquedismo com apoio da BraZip. Nos quatro anos anteriores, a ideia era formar o maior número possível de pessoas em queda livre. Esse ano o desafio era diferente e mais complexo: nossa meta era formar duas figuras sequenciais em queda livre, que consiste em formar uma figura pré-determinada com todos os atletas em seus locais também pré-determinados e após a construção da primeira figura as pessoas das bordas ‘transitam’ pela figura, mudando seu ‘slot’ (posição) inicial, alterando a formação para a segunda figura”.
Dim e a equipe de atletas brasileiros se uniram a paraquedistas da Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela para ultrapassar a marca do recorde anterior desse tipo de salto que reuniu 28 pessoas em duas figuras.
O grande desafio deste tipo de salto é que a formação da figura com os paraquedistas em queda livre precisa ser perfeita e idêntica à formação definida no solo. É necessário registrar a figura que será realizada em confederações do esporte e reproduzi-la durante a queda. Nesta modalidade, o tempo de permanência no ar não é importante, o que vale é a formação do desenho registrado.
“O ponto mais difícil dos recordes deste tipo é que a figura é formada no chão e cada pessoa tem seu local exato para ‘gripar’ (pegar) e, se trocarmos isto durante o salto, o recorde não é homologado pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e todo esforço é em vão“, descreve Dim.
Perris Valley (Califórnia – USA) foi o local escolhido pelos atletas por fornecer aeronaves, pilotos e outros requisitos necessários para o bom andamento do evento. Os atletas saltaram a 7.000 metros de altura, atingindo a velocidade de 220 km/h.
A vivência do desafio de 2014 foi marcante para os recordistas, eles conseguiram em 5 dias bater a marca anterior e ainda bater os próprios recordes. O evento aconteceu entre os dias 27 e 31 de maio e foram homologados cinco recordes. Já no primeiro dia, a equipe conseguiu construir duas figuras pré-determinadas em queda livre com 34, 40 e 50 pessoas. No segundo dia, conseguiram chegar à marca de 60 pessoas e, após muito treinamento e espírito de equipe, no último dia conseguiram formar duas figuras sequenciais no ar com 74 atletas. “Desta vez batemos nossos próprios recordes diversas vezes e isto foi muito gratificante e motivador, pois eu estava em todos eles”. São palavras do Dim, realizado com a conquista.
Após avaliação dos juízes da Federação Aeronáutica Internacional (FAI), foi feito o anúncio oficial da homologação do novo recorde Sul-Americano de formação em queda livre Sequencial.
A equipe da BraZip Tecnologia deseja ainda mais sucesso para nosso companheiro e atleta! A BraZip apoia os companheiros a enfrentarem seus desafios.
América do Sul, apoio, Argentina, atletas, brasil, brazip, California, Confederação Brasileira de Paraquedismo, desafio, Dim, esporte, esporteradical, Estados Unidos, EUA, FAI, Federação Aeronáutica Internacional, jf, juiz de fora, Luiz Cláudio Santiago, mysuite, pára queda, pára quedas, Paraguai, paraqueda, paraquedas, paraquedismo, queda livre, recorde, recorde Sul-Americano, salto, salto duplo, saltos, sky, sky dive, Sky Dive JF, skydive, skydive JF, Sul-Americano, Sulamericano, tandem, tanden, Uruguai, USA, Venezuela